quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Comunicado da C.P.P. – Comissões de Pescadores e População


Recebi da C.P.P. – Comissões de Pescadores e População este documento que passo a publicar.

Boas

Em anexo vai ,mais uma vez o nosso descontentamento
Não temos novidades do governo.
Continuamos tristes por não alterarem as portarias.

Agradecemos o maximo divulgação possivel



INFORMAÇÃO IMPORTANTE


MAR PRIVADO? NÃO OBRIGADO!

À POPULAÇÃO DA COSTA PORTUGUESA

O Descontentamento contra a lei da pesca Lúdica e da Apanha de Marisco tem vindo a alastrar a toda costa portuguesa, à medida que as multas chovem, com especial relevo para a Costa Vicentina e para Arrábida.
As populações do litoral já perceberam que o governo não tem vontade – ao contrário do que tem afirmado – em alterar as brutais e rocambolescas leis que atentam gravemente sobre a vida, o trabalho e o lazer das populações costeiras e dos portugueses em geral!

EXPULSAM-NOS DO LITORAL, NÃO NOS DEIXAM MARISCAR, DESTROEM A INICIATIVA PRIVADA LOCAL E O CONVIVIO, IMPEDEM-NOS O ACESSO AOS BENS NATURAIS PARA ABRIR PORTAS AOS GRANDES EMPREENDIMENTOS!
Informamos o Povo do seguinte:
1. Reunimos na Primavera deste ano no Algarve, (Vila do Bispo), com os Deputados do Partido que está no Governo, onde lhe apresentámos detalhadamente as nossas reivindicações, aliás expressas já numa gigantesca concentração no dia anterior em Aljezur, onde também participámos de repudio pela revisão do Plano do ordenamento do Parque Natural, um conjunto legislativo que a coberto de pretensas protecções ambientais mais não visa do que despojar as pessoas dos seus direitos e das suas propriedades!
Diariamente assistimos à saída de legislação na área da agricultura, do pequeno comercio ou da pesca desportiva ou artesanal, todas no sentido de defender o grande e estrangular o pequeno!

2. Mais tarde, e não tendo até aí qualquer informação positiva, reunimos na Carrapateira, (Aljezur), com o
Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Presidente do I.C.N.B., deputados do Governo, Governadora Civil de Faro e outras individualidades, encontro este onde ficou patente o entendimento entre os pescadores desportivos e profissionais, mas onde nada foi adiantado de concreto pelo governo! Ficámos com a sensação de que estão à espera que nos cansemos!
Não nos cansaremos! Não nos dividiremos! A luta é para continuar e vamos estendê-la a toda costa Portuguesa! Continuaremos a reivindicar o que é nosso:
• Fim da descriminação dos Portugueses do Norte, do Centro, do Interior e da costa Sul do Algarve que estão proibidos de mariscar na Costa Vicentina . As leis são para todos!
• Fim da lei pouco clara que proíbe a pesca nos locais com melhor vista da Costa durante a noite!
• Quantidades permitidas de marisco adequadas a um convívio familiar ou amigável! Porquê esta mania, que tem séculos, das classes dominantes esmagarem o convívio dos pobres!?
• Controle e fiscalização das potenciais fontes principais de poluição da costa Portuguesa, Sines, celuloses, grandes explorações do Mira, etc.
• Fim da proibição de pescar à quarta-feira na costa alentejana! Que raio de justificação pode sustentar esta cláusula? Para que é que querem a costa à Quarta-feira sem ninguém!? Nem de dia, nem de noite!?
• Autorização para o uso de vários instrumentos tradicionais de mariscar das várias regiões do País!
• Condições de trabalho para a frota artesanal!
• O defeso actualmente na Costa Vicentina a manter-se terá que ser aplicado por igual a todos os pescadores e não apenas os da cana como acontece.


Sr. Secretário de Estado do Ambiente, que interesse se pretende defender com a teimosia em manter a costa Alentejana e Vicentina deserta à noite? O que é que nós perturbamos ou o que é que se quer que nós não vejamos à noite?

3. As nossas propostas foram entregues aos Srs. Deputados do Partido do Governo sob a forma de projecto de Portaria já há alguns meses!

4. Apelamos à População, aos clubes recreativos, culturais ou desportivos, à A.N.P.L.E.D., aos sindicatos, às associações regionais a todos os que queiram defender os seus bens privados ou colectivos, que participem nas iniciativas futuras!


Português que vives no Litoral ou aí vais à praia ou à pesca!
Não deixes o lixo nas praias ou nos rochedos!
Deita as pilhas no Pilhão!
Não faças como “eles” que nada fazem para defender o ar e o mar dos dejectos industriais ou como acontece em Odemira com as explorações da agricultura intensiva em cima das falésias e nos culpam a nós pescadores de cana de sermos os predadores da costa!
Quem destruiu as algas laminares na costa Alentejana e Vicentina?
Quem encheu o mar de Leiria com espuma?
Para onde vão os óxidos de enxofre e o etileno de Sines?





MAR PRIVADO? NÃO OBRIGADO!

C.P.P. – Comissões de Pescadores e População

Contactos: 961231650
963170493
- Costa a norte do Cabo Carvoeiro - 917242402
- Costa do Cabo Carvoeiro ao Cabo de Sines - 918711769
- Costa a sul do Cabo de Sines – 962561875
Morada:
Quinta Nova do Cerrinho – Castanhal
7630 – 033 Boavista dos Pinheiros
Correio electrónico: comissõespescadorespopulação@gmail.com

Portimão, Sagres, Aljezur, Odemira, Sines, Setúbal, Marinha Grande, Ericeira, Peniche, Leiria, Nazaré, Figueira da Foz, Aveiro / Outono 2010.

5 comentários:

Pedro Nunes disse...

Pois é... isto é um assunto k ja leva uns anos e n sei se irá mudar para melhor ou para pior...ja nem sei o k escrever ou dizer a cerca destas regras n Costa Vicentina...mas tudo o k poder fazer vou fazer para mudar alguma coisa...contem comigo pessoal...
Abraço

Pedro Franco disse...

Boas Miguel,
Pois é as leis que implementam não são iguais para todos aqui pelas bandas do Oeste queriam proibir o engodamento do pesqueiro com sardinha, mas após alguns meses de luta e reclamações lá mudaram de ideias, uma das coisas que eu acho mal é o abuso das embarcações em colocar redes e aparelho na altura do robalo muito perto da costa(o mar é tão grande!!!!) e o facto de pagarmos licenças e não existir fiscalização(pois em 4 anos nunca fui nem vi ninguém ser fiscalizado) pagar para quê? Pelo menos aqui ainda podemos pescar todos os dias.
Abraços e saudações piscatorias

RASCASSO disse...

Não consigo aceitar nem sequer tolero a frase "é o país que temos". Vivemos em democracia, apesar de alguns ainda não o entenderem ou nem sequer saberem o que significa. Todos sabemos que temos que viver com regras e leis. Só assim é possível gerir conflitos. Alguns governantes, para não falar deste governo em geral, que por ignorância ou por limitação intelectual, conseguiram como nenhum outro, criar leis que só serviram para gerar conflitos.
Conheço muito bem a zona do Sardão. À quase quatro décadas que frequento aquele mar, não só à superfície como debaixo de água. Uma grande parte da minha vida tem sido ali passada e isso dá-me alguma autoridade, digo eu, para poder questionar leis que não entendo.
Falarei só da área que conheço melhor "o Sardão" que se encontra proibido mas ninguém sabe, eu pelo menos não sei porquê. Não conheço nenhum estudo cientifico que tenha sido feito, porque se a justificação fosse essa então a pesca era interdita a todos e não só aos amadores. A zona do Sardão é permanentemente fustigada com redes que cercam as pedras, as baías, e onde tudo é possível menos a pesca amadora. Basta espreitar nos dias de mar bom. Curioso é as autoridades aparecerem só para perseguirem e castigar os mais fáceis de apanhar e os mais frágeis. Muitos são pessoas com baixos recursos que a crise ainda castigou mais, e o mar era um complemento à sua alimentação com anos de tradição que se perdem nos tempos.
Eu sei que muitos de nós podemos pescar com material de topo, temos meios de deslocação para frequentar outras áreas e levamos isto como desporto de lazer, mas estas pessoas não tem meios para se deslocar e era dos poucos passatempos que podiam ter. Ainda por cima era um forte contributo para a sua alimentação. Refiro-me como exemplo aos habitantes da aldeia do Cavaleiro, junto ao Cabo Sardão.
Não pescar à quarta feira (só para amadores), então essa nem comento, é mais uma aberração do legislador que não faz ideia do que está a fazer, mas se fizer, eu repito "se fizer" então deixa em aberto a possibilidade de poder-mos pensar em tudo sem qualquer excepção.
Esta costa sempre foi usada para o contrabando, agora será a quarta feira por descuido uma oferta da lei ?... Não sei em quem mais pode interessar. Aos peixes, e será que eles sabem, não me parece.
A apanha de marisco ainda é mais interessante. Foi claramente um golpe de interesses, mas muito bem sucedido. Mais uma vez fomos tratados como atrasados mentais. Quem conhece esta costa sabe que o impacto é extremamente reduzido na apanha por amadores. A quantidade que a lei permite apanhar e a forma como o pode ser feito só pode ser gozo.

Boas pescas nos sítios que ainda nos deixam.
Esperem e vão ver o que ainda pode vir. Destes sujeitos tudo é possível.
Não deixem de protestar, podemos não chegar a lado nenhum mas sabe bem e a constituição deixa....
Abraço

Anónimo disse...

Pois meus amigos,ao ler o conteudo desta pagina a minha revolta,pois tanto eu como o meu companheiro resolvemos tirar a licença de pesca pra podermos usufruir,de um pouco de sol,e tb um desporto...pra passar o tempo..somos maçaricos nestas lides,nunca tinhamos pescado,vimos fazendo isto há apenas um mes....aqui no pnsacv...

Só que há aproximadamente 1 mês na praia do machado,junto ao carvalhal Odemira aconteceu-nos,um incidente caricato que passo a relatar:descemos pra praia como faziamos,deixando o carro no recinto onde ficam todos os outros na praia do machado,quando saimos da praia por volta das 18h,tinhamos o carro sem tampão da gasolina...

Mas eu muito desconfiada disse pro meu companheiro cuidado...isto não foi pra nos roubar gasolina...tiro certeiro...metemos o carro a trabalhar,andamos uns metros e chamamos o reboque deixou de trabalhar...oficina com ele no deposito tinha sido inserido um produto quimico...

INSECTICIDA TALVEZ....apresentei queixa nas autoridades,espero que seja resolvido,por tal não sei se será proibido frequentar esta praia,será que está privado o acesso ....talvez!!!

Deve ser local só pra estufas e estas agriculturas,de hortifruticolas...

Muito bem,haverá alguem que ponha mão nisto,por certo algum pescador mal intensionado que resolveu fazer alguma plantação de morango na praia....

Será!!!!

CUIDADO AMIGOS???

paulo da cruz disse...

Ora viva caros companheiros deste Hooby

Vou por este blogger contar uma situaçao deveras revoltante tanto para mim como para a minha esposa que ja vos contou um pouco da situaçao que se passou mas vou tentar vos contar o melhor possivel para todos terem percauçao quando deçidirem pescar aqui pelo parque natural do sudoeste alentejano e costa viçentina

pois pode aconteçer o mesmo que a nos e a muitos pescadores aqui da zona mas que alguns nao tem os meios proprios de comunicaçao como nos temos
mas friso as situaçoes destas estao cada vez mais a aparecer e derivado que como pessoas livres como todos nos pagadoras das nossas liçensas e nao e ademisivel o que nos fizeram passo a citar

Eu e minha esposa decidimos começar este hooby da pesca ludica em dia 12 de setembro deste ano eu e minha companheira tiramos uma licensa para todo o pais para 3 anos no valor de 45,00€
moramos na localidade que da pelo de Brejao a 1.7 km da praia do Carvalhal da rocha e tambem varias praias como a da amalia azenha do mar e a do machado ora derivado ao facto de tao belos sitios para pescar ca começamos com toda a alegria sempre nos orientando por este site e outros na net e com alguns pescadores que para aqui vem fazerem as suas pescarias de tal forma que ate me passou o hooby do radioamadorismo pois sou radioamador categoria b devidamente licençiado na anacom com o indicativo atribuido CT2HBO

Bem foi na praia do machado que começou o meu tormento com o sistema por aqui
no dia 17 de outubro de 2010 as 15,00 entrei pela estrada publica segundo as autoridades assim o confirmao pelo meio de estufas que e o que abunda de mais por aqui estacionei o carro desci a arriba e la andamos a dar de comer aos peixes LOL
bem nao intressa na realidade gostamos e de puder disfrutar do sol e estar em contacto com o mar bem se vier uns peixes e sempre uma alegria
Bem alegria ja nao foi o que nos aconteçeu as 18.00 subimos a arriba e qual nao foi o meu espanto que ao encostar a cana ao carro dei pelo tampao do deposito vandalizado
pensei logo vieram me roubar gazolina
so que se notava um liquido viscozo a escorer para a roda razao tinha a minha esposa pois nao tinham roubado gazolina mas sim colocaram um produto quimico dentro do deposito e quanto ao tampao nada pelas redondezas quem o vez foi mesmo para nos afastar daquele local na realidade ja andava a ser seguido por uma carinha duma pessoa das estufas dali mas nunca pensei que que ...
bem concluçao ja era de noite o carro ainda pegou e a minha intençao era chegar a casa ora o carro chegou perto do parque de campismo do carvalhal e parou chamei o reboque atraves do seguro do carro e vim o resto a pe
bem meus amigos ja gastei cerca de 400,00 euros na oficina para por o carro a funcionar mas infelismente nunca mais sera o que era como e obvio

concluçao foi vitima de vandalismo do mais nojento que possa existir pois sou homem para falar com outro se assim o entendençem e ate deixar de ir para aquele local e plantarem la os morangos cebolas ovos ficarem com a praia sei la
enfim apresentei queixa nas autoridades GNR locais contra desconheçidos coisa que muitos colegas nossos por aqui nao o fazem apresentei facturas e declarei que desejo proceder criminalmente vamos ver o que vai dar se algum colega me puder ajudar a desmascarar estes animais eu agradeço tal como estou pronto para LUTAR POR UM MAR PRIVADO NAO OBRIGADO
como disse nao me escondo OK
meus contactos 966758728 ou via email ct2hbo@sapo.pt ou ct2hbo@hotmail.com ou tambem 933242526 JUNTOS CONSEGUIMOS ATE BREVE PESSOAL

Paulo da Cruz