Recebi um convite do Quim da Loja Centro de Mar em Odeceixe e pescavicentina.net , para ir ver a colecção e novos modelos de todos os artigos da Hiro e Daiwa.
Là fomos ontem á noite ao Algarve ver então a dita exposição.
Foi bastante positivo pois tive a possibilidade de ver, apalpar e comparar alguns dos muitos modelos de canas, carrectos e outros materiais e acessórios de pesca.
Relativamente á Daiwa em tremos de carrectos vi o Caldia, Coastal o Certate, Luvias, Saltiga, destes o que mais me agradou foi o luvias que a relação qualidade preço e peso é o melhor no meu ver, gostei muito do certate também, o saltiga é excelente, mas um carrecto mais direccionado para spinning e jigging embarcado, os outros são também excelentes carrectos que certamente muita gente irá gostar.
Canas de spinning achei a gama fraquinha, pelo menos do que diz respeito ao que o representante têm em Portugal, as canas a única que gostei foi a que já conheço que é a In feet, amostras não há novidades, têm um colete/mochila de que gostei e achei muito prático e útil, possui vários compartimentos de arrumação uns fixos á frente e um que é movível para acomodar a caixa de amostras, ou seja fica colocado nas costas e protegido dos salpicos quando estamos a pescar, mas que quando pretender-mos mudar de amostra, este pode movimentar-se para a nossa frente passando por cima da cabeça, possibilita efectuar esta operação de maneira muito prática e simples.
As canas de bóia/chumbadinha vi as Crossfire de 5 e 6 mts a qual já conheço e é uma boa cana, a Daiwa harrier de 6 metros a qual não conhecia mas a qual me agradou bastante e sendo mais cara que a Crossfire,e segundo o representante foi o top vendas nesta gama de bóia/chumbadinha. Mas vai haver uma novidade para próximo, a nova Crossfire de 5 e 6 mts, esta surpreendeu-me a todos os níveis, uma cana super técnica com acção progressiva, e como tem sido aposta da Daiwa a leveza dos equipamentos, esta cana enquadra-se nesse campo, está muito menos pesada que o modelo anterior que não é pesado, e a maior surpresa de todas vai ser mesmo o preço e pela positiva, depois logo me dizem quando sair para o mercado…
A Hiro está apostar forte no material de jigging e surfcasting , relativamente á primeira técnica vi que têm uma enumere gama de zagaias e canas com muito bom aspecto que não vi ao pormenor. Para o surfcasting segundo o Quim que é mais expert na matéria esta marca está com muitas e boas opções a todos os níveis.
No spinning e embarcada também apresenta, como vem sendo hábito, muitas e boas opções para todos os gostos. Para a pesca aos sargos vão apostar numa cana directa especialmente concebida para a pesca em água salgada, a Rockrunner de 6, 7 e 8 mts, com uma robustez indestrutível mas que na minha opinião é demais, isto porque sem duvida que as canas ficaram robustas, mas também ficaram com um diâmetro muito grande e com um peso ligeiramente elevado.
Na técnica de bóia não há grandes novidades, a não ser a nova Power x de 5 e 6 mts, que vêem muito igual á sua anterior ( power x f2), no que diz respeito ao peso pereceu-me um pouco mais leve ainda assim mais pesada que a Power x f1, os passadores são fuji-sic e o porta carrectos fuji, regressaram também á cor da primogénita Power xxxx(preta).
Para finalizar como não podia deixar ser, pescador que é pescador não resiste a tanto material de pesca junto e tem sempre de adquirir algo, e assim foi ficou encomendada a cana Hiro Formula Bass - 2,4m, acção 5-20 gr, uma autêntica varinha mágica para a pesca ao achigã mas com a qual quero também pescar ao Robalo.

Boas Pescas
Miguel Porfirio Soares dos Reis