segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Férias!!!

Pois é amigos após algum tempo sem actualizações devido a ter estado ausente para férias e férias são férias, trago-vos este post a resumir as jornadas de pesca que fiz na companhia de alguns amigos que comigo fizeram umas pescarias durante esse período.

Assim sendo tudo começou com uma pescaria de spinning na companhia dos amigos Xandre, Fernando Encarnação e Carlos Lazaro, valeu pela confraternização porque o mar tinha subido nesse dia e colocou muito limo em suspensão no pesqueiro escolhido, o que resultou em grade para todos, mas teve uma manhã 5 estrelas na companhia destes 3 grandes amigos e pescadores.

Bem passado uns dias combinei uma pescaria á chumbadinha aos Sargos na companhia dos amigos Rodrigo Zacarias e Luís Gonçalves, bem lá fomos nós á descoberta para uma zona pouco explorada por nós, quando chegamos observamos que o mar tinha subido, fazendo com que as condições de pesca para aquela zona não fossem as melhores, fizemos 2 descidas em vão só á 3ª é que resolvemos pescar, o local mostrava-se prometedor, feita a engodagem e a montagem do material, ambos fizemos logo um sargo cada um, a coisa prometia, tirei mais um e o Luís mais 2 todos de bom porte, mas a maré estava a descer e o mar começou a subir e num ápice estava o local impróprio para se pescar, e nós frustrados, porque tinha-mos constatado que o pesqueiro esta cheio de sargos, mas o Neptuno não nos deixou captura-los, fomos embora barafustando com o mar e prometendo voltar.

Luis Gonçalves

Pela altura do Festival Sudoeste, veio cá aos Alentejos O amigo Ivo Abreu que me desafiou para uma pescaria e assim foi, fizemos uma pescaria aos sargos com o objectivo de apanhar uns peixes para o Ivo fazer uma grelhada com a malta que tinha vindo com ele ao Sudoeste, isto da parte da tarde como é obvio, dado a não haver condições para o fazer de manhã, lá se encontramos e fomos para o meu viveiro das safias, teve uma tarde agradável sem vento e muito sol para trabalhar pró o bronze e passar uns carreiros a banho para refrescar.
Concluído foi uma tarde espectacular na companhia do Ivo, o objectivo foi conseguido, fizemos 14 ou 15 peixes de dose, entre safias e 3 ou 4 sargos, o que foi suficiente para o petisco.

Como prometido a quando da segunda pescaria, eu o Rodrigo e o Luís desta vez na companhia do veraneante e amigo Nuno Matos, lá regressamos ao pesqueiro em dissemos que regressaríamos, mas chegados lá, o tempo era horrível, chuviscos, o mar não se mostrava de feição mais uma vez, mas ligeiramente melhor do que da primeira investida, lá resolvemos pescar, consegui safar a pesca com 4 sargos e 3 safias que deram para a grelhada ao jantar.

Rodrigo em acção

A determinada altura o bichinho do Spinning começou a roer, e como tinha combinado um Spinning com um amigo Francês que esteve cá de férias, uma tarde estava na praia e as condições estavam boas, disse-lhe para ele ir buscar o material para dar-lhe umas dicas, pois começou agora a fazer Spinning, resultado apanhei-lhe um robalote com 1,200kg para ele comer ao jantar, O Cedric ficou tão entusiasmado, que combinamos logo uma pesca para a manhã seguinte.

Assim foi na manhã seguinte lá estávamos no local combinado e lá começamos a pescar, a coisa começou mesmo muito mal, perdi duas amostras ao lançar, só me lembrava dum post do Pesca com Amostras em que falava de um tal de sete amostras, alguém que perdeu sete amostras numa jornada, mas não desesperei e continuei a pescar, até que tirei a minha primeira Baila ao Spinning, depois para surpresa minha ferrei um sargote ai duns 20 cm, também o primeiro ao Spinning, que foi devolvido ao Meio Ambiente, mais uns lances e ferrei um robalote com 30cm que também foi devolvido, este já a pescar á superfície, entretanto o Cedric também ia tentando a sua sorte, ferrou dois peixes que se desferraram.
Já com a maré a subir tive um ataque dum peixe de bom calibre pela amplitude do ataque, para perceber que seria um bom peixe, mas não agarrou, talvez por estar a usar animações rápidas e barulhentas, com a maré a subir e o mar de feição a coisa mostrava-se prometedora, o que veio a acontecer, uns lances depois eis que vislumbro um dorso negro e um turbilhão de água, ai estava o ataque porque tanto ansiei, mas não ferrou, fez outro ataque e nada e eu a ver aquele papudo zarolho a falhar a minha amostra, então fiz uma paragem e eis que a amostra desapareceu sem deixar rasto, faço a ferragem e começou a luta o drag dispara e começa a cantar aquela melodia que todos nós gostamos de ouvir, não parava, fugia desaustinadamente mar a dentro, olhei para a bobine e comecei a ver que o multifilamento já escasseava e já ia vendo o mono que tenho por baixo, ajusto o drag mais um pouco e começo a fazer o recolhimento e a vê-lo lá ao fundo a debater-se já á tona de água, até que já mais perto vejo aquele imponente e lindo exemplar a estrebuchar atentar libertar-se da minha amostra e com mais qualquer coisa presa na outra fateixa, parecia-me um saco de plástico branco, encaminhei-o para um local que me pareceu apropriado para o tirar, onde fazia um recanto na rocha, sentei-me com os pés dentro de água, passei a cana da mão direita para a esquerda e agarrei o peixe com a mão direita e ergui-o para rocha, juntamente com o que me parecia ser um saco de plástico, era sem mais nem menos um choco já meio desfeito que o peixe tinha regurgitado durante a luta, ficando preso na outra fateixa.
Este lindo exemplar mediu 75 cm e acusou na balança 4,600kg, por certo se não tivesse regurgitado o choco que iria aos 5 kg. Concluindo, esta foi mais uma jornada de Spinning que não vou esquecer tão cedo.

A amostra da captura.

Sessão Dupla

Pois é companheiros, tinha uma pesca combinada com um grande pescador de Spinning aqui de Odemira que dá pelo nome de Mário, já lá iam uns bons dois meses e a coisa ainda não s e tinha proporcionado, mas como não queria acabar as férias sem que a coisa se concretizasse,e assim foi, e não foi uma foram duas pescarias.

Bem na primeira sessão posso dizer que a coisa correu bem, apesar de ter começado outra vez mal, pois perdi mais 2 amostras, uma que desengatou do clip ao lançar e outra que apanhou um calhau heheh, bem azares á parte a coisa veio a compor-se, pois fiz 4 peixes que perfaziam no total á volta de 6kg e ainda perdi outro que fui sapateiro e deixei desengatar ali aos pés, devido a ter puxado ao mesmo tempo da escoa.
Quanto ao Mário fez um peixe do mesmo lote dos meus.

Na segunda sessão O Mário teve o dia dele, apesar de ter tido azares pelo caminho pois ferrou dois peixes que se soltaram, houve um outro que lhe levou a amostra a fazer de piercing, apesar disso ainda capturou 1 peixe com 3kg, outro de 2,2kg e mais 2 de 1kg. Quanto a mim eu hoje fiz 3 peixes, um de 2,2kg outro de 1,7kg e outro de 1,5kg.

Mário e o exemplar de 3kg

os 3 exmplares e amostras do momento

A ultima pescaria das férias foi na companhia do Rodrigo, um Spinning pela manhã para começar bem o dia, fizemos duas capturas cada e fomos embora para a tárde ir fazer a ultima praia das férias.

O Material utilizado aos Sargos:

O Material utilizado na melodia que gostamos de ouvir :

Cana Shimano SpeedMaster 3m acção 15 -40
Carecto shimano symetre 4000 fi
Linha Berkley Fire Line Cristal 0,17mm sem baixada.
CLip Norman
Amostra Luckie Craft Sammy 115 Aurora mackerel

O Material utilizado na Sessão Dupla :

Cana Shimano SpeedMaster 3m acção 15-40
Carecto shimano symetre 4000 fi
Linha Berkley Fire Line Cristal 0,17mm sem baixada.
CLip Barros
Amostra Daiwa Saltiga 140 ( Rato_do_Mar ) – passo a explicar trata-se de uma amostra Saltiga que pintei da cor da Maria SW

Bons lances,

"1 Anzol dentro de Agua é 1 forca para 1 peixe..."