sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Pesca em Pedras ilhadas (Piões)


A pesca em pedras ilhadas (Piões) è uma opção para alguns pescadores da Costa do Sudoeste Alentejano, estes procuram estas pedras, não acessíveis a todos, para fugirem ás multidões e aos pesqueiros muito pescados onde o peixe anda escaldado e já não encosta com a frequência de outrora.



Nestes tipos de locais as técnicas praticadas pelos os pescadores são a pesca ao tento, Chumbadinha, spinning e pesca á bóia devido a estas serem técnicas ligeiras, pois não convêm levar muito peso para os referidos locais, devido ás deslocações aquáticas que se tem de efectuar.



Nestas pedras devido á conjugação de vários factores, tais como: pouco pescados, mais dentro da costa, abundância de comida, riscas de pedra, lavadiços, esconderijos, etc., etc. as probabilidades de se fazerem excelentes, numerosas e variadas capturas de (sargos, safias, robalos, bailas, douradas, sargos veados e até mesmo Pargos.) aumentam substancialmente.












Material normalmente utilizado: 1 Fato caça submarina ou de surf, este ultimo mais prático, botas de neopreme com sola rija, um saco estanque para meter todo aquele material que não pode molhar-se, e por fim um saco impermeável tipo mochila com asas e com amarração na boca onde se vai colocar todo o material e iscos. Há quem utilize também prancha de bodyboard, pés de pato ou barbatanas para uma mais segura, rápida e fácil deslocação para as referidas pedras.







Extremamente importante, não que para outras situações de pesca não o seja também, na pesca em pedras ilhadas (Piões), deve-se previamente fazer uma consulta das condições atmosféricas, marítimas (atura da maré, estado da maré, ondulação), bem como cumprir todas as condições de segurança, escolha ou conhecimento do local apropriado para o atravessamento, leitura do mar no local onde se pretende atravessar e onde se vai pescar.



Boas Pescas!!! Miguel Soares dos Reis

4 comentários:

Anónimo disse...

Neste dia, qual foi a pescarias? O Sargus apanhou alguma coisa? Boas fotos...


Roger_79

MR disse...

fizemos meia duzia de lançamentos, mas ainda matamos o vicio com a captura de 1 sargo kileiro cada um.

Anónimo disse...

Caro Rato_do_Mar porque não sei o teu nome,estou a escrever para te agradecer as boas vindas no Fórum Pesca Desportiva, quero dizer-te que este teu espaço é muito agradável, bonitos sargos, e umas peixocas no fim que é uma maravilha.
Obrigado companheiro um abraço.


Luis Alberto

MR disse...

Miguel é o meu nome,
tanks pela visita
Ab