Este é o meu espaço pessoal e destina-se à divulgação das minhas jornadas e experiências de pesca na Costa Alentejana e zonas limítrofes.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Comissões de Pescadores População da Costa Portuguesa - Informa
Ontem dia 1 de Fevereiro as Comissões de Pescadores População da Costa Portuguesa reuniram com o sr Secretário de Estado do Mar Manuel Pinto Abreu onde foram discutidas as propostas relativas a abaixo e anexo mencionadas em relação á pesca lúdica.
Esta reunião durou cerca de duas horas, onde contou com representação de toda a Costa Portuguesa e também do deputado Cristóvão Norte.
De referir que o governo mostrou uma grande abertura e sensibilidade para as alterações pretendidas por parte das Comissões.
Também foi entregue uma proposta de projecto lei e o compromisso de ser criado um grupo de trabalho para desenvolver uma concertação das portarias ao longo da Costa Portuguesa.
O Governo deu um prazo de 15 dias para poder analisar as propostas mais iminentes em que depois seriam alteradas o mais rápido possível.
Aguardamos por novidades
As Comissões
Assunto : PESCA LÚDICA- Definições de Alterações
Conforme nos foi amavelmente solicitado temos o prazer de lhe enviar as nossas reivindicações:
Igualdade de todos os cidadãos: Sem por em causa que o parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina possa ter regulamentos próprios exigimos que estas sejam aplicadas por igual a toda a população portuguesa. Por conseguinte que se ponha termo imediatamente à discriminação dos habitantes do resto do Algarve e do Alentejo, bem como aqueles que residindo em Lisboa, Porto e resto do país aqui passam férias e fins-de-semana. Os Parque Naturais e as suas regulamentações devem ser feitas para atrair as pessoas e não para as hostilizar. A informação acerca da pesca ludica e zonas de restrição é inexistente ao longo da costa Portuguesa.
Quantidades de marisco: As quantidades de marisco autorizadas devem ser suficientes para um convívio familiar. Assim no caso dos perceves a quantidade deve ser a de 3kg. Já em relação às restantes espécies – mexilhão (6kg), ostras (10kg), ouriços (10kg), as quantidades que gostaríamos de ver consagradas, mas estamos abertos a participar na discussão das mesmas. Os polvos 7,5 kg como no pescado.
As multas e a vigilância: Os valores das multas/coimas na pesca lúdica, tanto no mar como no rio, são exorbitantes, quando comparadas com as condições sociais do país e da maioria dos pescadores lúdicos. E são afrontosas quando os seus valores as comparam com actos com graves consequências sobre a vida de pessoas, como seja conduzir embriagado. Além disso devem ser dadas instruções às forças policiais no sentido de terem um comportamento adequado a uma actividade em que as pessoas se vão distrair e descontrair. É absurdo e insultuoso que um pescador lúdico se veja vigiado por binóculos como se fosse um delinquente capaz de causar graves danos à sociedade.
Zonas de restrição: Ser criada uma comissão permanente nossa e do Governo para acompanhar as alterações das zonas de restrição, de referir a zona do Rogil em Aljezur
Quarta-feira: Não faz sentido.
Defeso do sargo: Defeso da espécie igual para todos.
Pescar : Nos Portos de Pesca em toda a Costa Portuguesa
Desde já agradecemos o seu interesse e manifestamos a nossa disponibilidade para qualquer esclarecimento adicional que se afigure necessário.
Comissões de Pescadores População da Costa Portuguesa
comissoespescadorespopulacao@gmail.com
telm : 963170493 / 967617977
1 Fevereiro 2012
MPSR
Boas Pescarias
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
O spinning é fantástico!!!
Mais um fim-de-semana de frio e spinning…
Na companhia do Rodrigo Zacarias lá fizemos duas investidas Sábado e Domingo.
Sábado a coisa foi fraquinha, ambos apanhamos 1 cachaço que devolvemos ao habitat natural.
Eu como sou teimoso á tarde ataquei de novo e lá consegui livrar a grade com um robalote giro.
Domingo de manhã nova investida, a coisa não prometia nada, para alem de frio até ás 11h da manhã e robalos nada, o sol já começara a aquecer até que sempre na esperança de livrar a grade, pois a maré baixa era ao meio dia, por volta das 11,30h com o sol a aquecer a coisa ficou escaldante, tenho um ataque brutal… seguido de um power valentisso do outro lado da linha, o meu Shimano Saragosa até assobiava, mas portou-se á altura assim como a cana Shimano aspire que já foi emendada a ponteira pelo amigo e grande profissional Nuno Paulino Da 7ven seas, assim como o fio multifilamento Hi-Viz Yellow - Dyna Tex Spin da Rapture 0,16mm (Trabucco) e a baixada de fio monofilamento trabucco T-force 0,35mm, o clip barros também se aguentou á bombóca, o artificial cujo este grande predador não resistiu foi a Westlab Macua 165 cor MC 05.
Digo ainda que tive outro ataque valentíssimo que não ferrou devido ao artificial ter-se embaraçado no fio e que o Rodrigo também safou a grade com um robalo de kg e pouco.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
domingo, 15 de janeiro de 2012
Sexta Feira 13...Ou Não...
Sexta Feira 13...Ou Não...
Pois caros bloguers, esta sexta feira 13, fui fazer o trabalho de casa e procurar spots quentes, nesta fria tarde de inverno encontrei umas 3 ou 4 areadas novas, fiz meia dúzia de lances e safei a grade com um robalote já jeitoso, mas vi muito peixe só que as águas estavam muito abertas e não pegavam, pensei vou ligar ao Rodrigo, e vamos apostar numa noturna, e assim foi...
"Ainda em viagem de Évora para Odemira, recebo um telefonema do Miguel Soares (Rato) para combinarmos a que horas iriamos amanhã, sábado 14....Como sabia que o mar estava calmo e o tempo apesar de frio, conseguia-se aguentar uma jornada de spinning nocturno, lá combinámos ir na noite de sexta-feira 13, matar o vicio e ficarmos até de manhã na pesca. Saimos de Odemira por volta da 21.30 em direcção ao pesqueiro.Começamos a pescar por volta das 22h e pouco A maré vazia era ás 23.15, pescamos até á 1.30h
Chegados ao local escolhido e com boas condições, apesar de estar uma noite muito escura, com cuidado, lá fomos e começamos os 1ºs lançamentos. Uma hora e meia de pesca e nem um toque, nem sinal de robalos
. Mudámos ligeiramente de local, na tentativa de esticar o lançamento para lá da rebentação e com a lua a começar a tocar na água, eis que o Miguel se vira para mim e diz-me que se tinha desferrado um
Eu como não tinha sentido nada ainda, aproximei-me dele e começei a pescar ao seu lado. 3/4 lançamentos depois, ferro o primeiro robalo que deu uma boa luta até o tirar para seco. Coloquei o peixe no saco e lá fui eu, para mais meia dúzia de lançamentos e ferro o 2º robalo, este mais pequeno.
O Miguel entretanto, como já não me podia ver à frente e depois de ter sentido 2 toques e desferrado 2 peixes, disse-lhe para fazer recolhimentos muito lentos, para ver se livrava a grade, até que minutos depois, ferrou ele o seu primeiro exemplar da jornada, uma baila
A partir começou a ser para ai de meia em meia hora, a tirar robalos.
No final da jornada, eu apanhei 4 robalos e o Miguel 3 num total de 11,00Kg."
Pescarias com Patrocinio TBF - Barros & Trabucco
Pois caros bloguers, esta sexta feira 13, fui fazer o trabalho de casa e procurar spots quentes, nesta fria tarde de inverno encontrei umas 3 ou 4 areadas novas, fiz meia dúzia de lances e safei a grade com um robalote já jeitoso, mas vi muito peixe só que as águas estavam muito abertas e não pegavam, pensei vou ligar ao Rodrigo, e vamos apostar numa noturna, e assim foi...
Relato de Rodrigo Zacarias, companheiro de mais uma pescaria com Artificiais.
"Ainda em viagem de Évora para Odemira, recebo um telefonema do Miguel Soares (Rato) para combinarmos a que horas iriamos amanhã, sábado 14....Como sabia que o mar estava calmo e o tempo apesar de frio, conseguia-se aguentar uma jornada de spinning nocturno, lá combinámos ir na noite de sexta-feira 13, matar o vicio e ficarmos até de manhã na pesca. Saimos de Odemira por volta da 21.30 em direcção ao pesqueiro.Começamos a pescar por volta das 22h e pouco A maré vazia era ás 23.15, pescamos até á 1.30h
Chegados ao local escolhido e com boas condições, apesar de estar uma noite muito escura, com cuidado, lá fomos e começamos os 1ºs lançamentos. Uma hora e meia de pesca e nem um toque, nem sinal de robalos
. Mudámos ligeiramente de local, na tentativa de esticar o lançamento para lá da rebentação e com a lua a começar a tocar na água, eis que o Miguel se vira para mim e diz-me que se tinha desferrado um O Miguel entretanto, como já não me podia ver à frente e depois de ter sentido 2 toques e desferrado 2 peixes, disse-lhe para fazer recolhimentos muito lentos, para ver se livrava a grade, até que minutos depois, ferrou ele o seu primeiro exemplar da jornada, uma baila
A partir começou a ser para ai de meia em meia hora, a tirar robalos.
No final da jornada, eu apanhei 4 robalos e o Miguel 3 num total de 11,00Kg."
Pescarias com Patrocinio TBF - Barros & Trabucco
Bons Lances em 2012
MPSR
sábado, 31 de dezembro de 2011
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Paciência...
Pois é Quando o Neptuno anda híper mega zangado e faz o seu próprio defeso, faz-se uns lances no Rio e vai-se às compras…
Minhas ultimas aquisições:
Duas amostras, JACKSON TANTO Cor UBL - 12 cm - Peso 30 gr – Superfície.
JACKSON TANTO Cor HAY - 12 cm - Peso 30 gr – Superfície.
Cana directa PROSARGOS X-PLORER TELE POLE B 850 - 7,00 metros.
Bons Lances & festas felizes
MPSR
Minhas ultimas aquisições:
Duas amostras, JACKSON TANTO Cor UBL - 12 cm - Peso 30 gr – Superfície.
JACKSON TANTO Cor HAY - 12 cm - Peso 30 gr – Superfície.
Cana directa PROSARGOS X-PLORER TELE POLE B 850 - 7,00 metros.
Bons Lances & festas felizes
MPSR
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Olha que Dupla!
Aqui fica um video das ultimas duas capturas do Rodrigo Zacarias.
Pescarias com Patrocinio TBF - Barros & Trabucco
Bons Lances
MPSR
Pescarias com Patrocinio TBF - Barros & Trabucco
Bons Lances
MPSR
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Em tempos de Maresia em terra se faz a pescaria!!!
Em tempos de Maresia em terra se faz a pescaria e pesquei uma caixinha de Macrolepiota procera mais conhecidas por púcaras.
Muito usada como ingediente para varios petiscos tipicos, como por exemplo:
Migas de púcaras
Pucaras fritas com carne.
Pucaras com Ovos.
Pucaras com Linguiça
Etc, etc
Muito usada como ingediente para varios petiscos tipicos, como por exemplo:
Migas de púcaras
Pucaras fritas com carne.
Pucaras com Ovos.
Pucaras com Linguiça
Etc, etc
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Depois da Maresia vem a Pescaria...
Como diz o titulo o Oceano acalmou o rato atacou :) :) e sacou estes 3 Robalos que perfizeram 5kg.
P.S. Se Alguem encontar um papudo com um piercing Rupture Magneto PSRD, por favor devolver a amostra ;(
Material Utilizado:
Cana Shimano Aspire 3m.
Carreto Shimano Twin Power SW 4000xg.
Fio multifilamento hi-viz yellow - Dyna Tex Spin, Rapture 0,16mm.
clips Barros
Amostras Rupture Magneto PSRD, Daiwa shore line orange sardine, Satya ANA 6.
Pescarias com Patrocinio TBF - Barros & Trabucco
Bons Lances
MPSR
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Nova Artilharia Para testar...
Nova Artilharia para testar:
Amostras Rapture Magneto 17 cm 32 gr
Pescarias com Patrocinio TBF - Barros & Trabucco
Bons Lances
MPSR
domingo, 30 de outubro de 2011
Quando não se tem cão caça-se com gato!!!
Depois da tormenta e aproveitando a única manhã que o mar deu condições para fazer uns lances eu o Rodrigo Zacarias e o Pedro Cortes, não podia -mos desperdiçar esta pequenina trégua que o Rei Neptuno nos estava a proporcionar, mesmo porque atendendo às próximas previsões nem tão cedo lá iremos…
Então foi assim:
1º pesqueiro escolhido, água muito barrenta, nem descemos, 2º pesqueiro agua aceitável, mas o mar aqui partia muito longe, também só olhá-mos cá de cima, rumamos á 3º spot, e como se costuma dizer á terceira é de vez, assim foi para fazer jus ao ditado popular.
Relativamente á pesca propriamente dita, foi assim, água tapada esverdeada, resolvi apostar em amostras berrantes, comecei com a Daiwa Shore Line Orange sardine 14, não obtive resultados, pois era muito arrastada pelo mar, vou então á caixa de amostras olho para todas elas indeciso e sabendo que o Rodrigo estava com uma branca e amarela e o Pedro com uma preta com barriga vermelha e também sem qualquer resultado, resolvi continuar a minha aposta nos vermelhos dourados e saco da caixa a WestLab Macua 165 - P02, esta sim maiorzita já aguentava mar e não era arrastada como a de 14 cm, uma dezena de lances e záassssssssssssssssssss, robalo ferrado, este que se revelou bastante combativo, pois vinha ferrado com uma fateixa no lábio superior e outra no lábio inferior, logo vinha de boca aberta fazendo muito mais atrito e estrebuchando muito até eu o abeirar, tentado sempre soltar-se… era lindo, negro marisqueiro.
Continuando a lide e acompanhando a maré que estava a vazar, não senti mais nada, igualmente para o Pedro Cortes que tinha levado o material dos sargos e meia dúzia de sardinhas e camarão, resolveu tentar uns sargos já que o sol já ia alto e viam-se os robalos mas lá longe, fora do nosso alcance, O Rodrigo continuou sempre no mesmo local a mandar varadas, táctica que lhe tem sido produtiva esta época, mas que desta vez não sortiu efeito.
Eu entretanto fui andando para perto do Pedro Cortes, passo por ele e vou para uma pedra mais a Sul, tentei a minha sorte novamente, mas nada eles já na queriam, entretanto o Pedro veio ter comigo e começou a pescar aos sargos a ver se enganava uns quantos, eu resolvi então bobinar meia dúzia de metros de fio mono 0,35mm, meto uma chumbica e empato um anzol e junto me a ele a pescar aos sargos com a cana de spinning heheh, mas nem esses estavam muito de apetites, o Pedro ainda apanhou meia dúzia deles… foi então que ferro também um bom sargo com a minha varinha de spinning heheh, como podem ver no anexo fotográfico, e ainda fiz uma safia jeitosa lol.
Conclusão quando não se tem cão caça-se com gato hehehhe.
Material Utilizado:
Cana Shimano SpeedMaster 3m.
Carreto Shimano Twin Power SW 4000xg.
Fio multifilamento hi-viz yellow - Dyna Tex Spin, Rapture 0,16mm.
clips Barros
Amostra WestLab Macua 165 - P02.
Pescarias com Patrocinio TBF - Barros & Trabucco
Bons Lances
MPSR
Então foi assim:
1º pesqueiro escolhido, água muito barrenta, nem descemos, 2º pesqueiro agua aceitável, mas o mar aqui partia muito longe, também só olhá-mos cá de cima, rumamos á 3º spot, e como se costuma dizer á terceira é de vez, assim foi para fazer jus ao ditado popular.
Relativamente á pesca propriamente dita, foi assim, água tapada esverdeada, resolvi apostar em amostras berrantes, comecei com a Daiwa Shore Line Orange sardine 14, não obtive resultados, pois era muito arrastada pelo mar, vou então á caixa de amostras olho para todas elas indeciso e sabendo que o Rodrigo estava com uma branca e amarela e o Pedro com uma preta com barriga vermelha e também sem qualquer resultado, resolvi continuar a minha aposta nos vermelhos dourados e saco da caixa a WestLab Macua 165 - P02, esta sim maiorzita já aguentava mar e não era arrastada como a de 14 cm, uma dezena de lances e záassssssssssssssssssss, robalo ferrado, este que se revelou bastante combativo, pois vinha ferrado com uma fateixa no lábio superior e outra no lábio inferior, logo vinha de boca aberta fazendo muito mais atrito e estrebuchando muito até eu o abeirar, tentado sempre soltar-se… era lindo, negro marisqueiro.
Continuando a lide e acompanhando a maré que estava a vazar, não senti mais nada, igualmente para o Pedro Cortes que tinha levado o material dos sargos e meia dúzia de sardinhas e camarão, resolveu tentar uns sargos já que o sol já ia alto e viam-se os robalos mas lá longe, fora do nosso alcance, O Rodrigo continuou sempre no mesmo local a mandar varadas, táctica que lhe tem sido produtiva esta época, mas que desta vez não sortiu efeito.
Eu entretanto fui andando para perto do Pedro Cortes, passo por ele e vou para uma pedra mais a Sul, tentei a minha sorte novamente, mas nada eles já na queriam, entretanto o Pedro veio ter comigo e começou a pescar aos sargos a ver se enganava uns quantos, eu resolvi então bobinar meia dúzia de metros de fio mono 0,35mm, meto uma chumbica e empato um anzol e junto me a ele a pescar aos sargos com a cana de spinning heheh, mas nem esses estavam muito de apetites, o Pedro ainda apanhou meia dúzia deles… foi então que ferro também um bom sargo com a minha varinha de spinning heheh, como podem ver no anexo fotográfico, e ainda fiz uma safia jeitosa lol.
Conclusão quando não se tem cão caça-se com gato hehehhe.
Material Utilizado:
Cana Shimano SpeedMaster 3m.
Carreto Shimano Twin Power SW 4000xg.
Fio multifilamento hi-viz yellow - Dyna Tex Spin, Rapture 0,16mm.
clips Barros
Amostra WestLab Macua 165 - P02.
Pescarias com Patrocinio TBF - Barros & Trabucco
Bons Lances
MPSR
Subscrever:
Mensagens (Atom)





















