segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mudança de Planos...

Este domingo 5h da manhã e mais uma jornada de spinning combinada com o Rodrigo, chegamos ao mar e o mar era bom, mas havia um senão que nos ultimos tempos nos tem fustigado os spots, muita alga vermelha em sumpensão, foi ai que decidimos mudar os planos, regresamos a casa e guardamos o material de spinning e toca a carregar o material dos sargos, e fomos a eles, pelo caminho disse ao Rodrigo hoje vou apanhar uma Dourada e um Pargo, ele riu-se.

Começamos pelo tento, mal a isca cai na água, nem picou, foi logo a cana feita nun cajado e sargalhão ferrado, momentos depois mais um matateu, ao terceiro peixe saiu uma dourada, não era do tamanho que ambicionava, mas eu tinha dito heheh, O Rodrigo tambem se foi safando á grande, com dois belos matateus e mais uns quantos sargos de dose, entretanto pensei tá na hora de ir tentar o Pargo, e mudei de pesqueiro mas o vento não me deixava pousar a chumbica lá no fundão, azar o pargo não saiu, mas ainda nos safamos á grande, mais o Rodrigo que se manteve no pesqueiro, eu andei feito parvo atraz do Pargo que teve de ficar pá proxima heheeh.









Bons lances


MPSR

sábado, 11 de junho de 2011

Ao romper da aurora...

Hoje dadas as condições de mar muito manso e maré vazia muito cedo por volta das 5 da manhã, eu o Rodrigo e o Luis resolvemos ir fazer um spinning ainda de noite para tentar aproveitar a maré baixa que éra mesmo ao romper da aurora...






Apesar do mar muito manso e muita alga em supensão na água, lá conseguimos eu e o Rodrigo safar a grade com dois robalotes já bons para escalar e fazer na brasa, o Luis infelizmente gradou na su primeira pesca do ano.







Conclusão, este ultimo mês de Maio e Junho as capturas por nós conseguidas tem sido escassas e na casa dos 40cm a 50cm e pouco, pois os robalos tem se mantido lá fora, só caindo nos aparelhos e redes do profissionais, teimando a não encostarem para fazer o Júbilo dos spinners costeiros.


Material Utilizado:

Cana Trabucco black nigth de 3m.

Carreto Shimano Saragosa 4000.

Fio multi Power Pro 0,19mm.

clips Barros

Amostra Barros macua 160 M 22.



Bons lances




MPSR

terça-feira, 7 de junho de 2011

Uns lances aos verdinhos...


já que o vento não deixa ir ao oceano eu e o Rodrigo fomos aos verdinhos brincar um bocadinho, meia horita porreira com duas capturas uma com um popper outra á superficie e um ataque valentissimo a um spinnerbait que deu para ver e mais dois ataques á superficie deu para libertar alguma adrenalina.




O Rodrigo capturou 4 todos com jerkbait.





Material Utilizado:

Canas Barros Macua de 2,70m e 2,50m.

Carretos Vega e Daiwa.

Fio multifilamento Power Pro 0,19mm.

clips Barros



Bons lances



MPSR

domingo, 5 de junho de 2011

Mar Manso = Sargos!!!

O Mar Manso = Sargos


Depois de um spinning matinal sem resultados, pois o mar apresentava condições impróprias para a robalada, resolvi ir aos sargos depois de almoço.


Lá deu uns peixecos e mais um daqueles de dentes amarelos já bem redondinho excelente para o forno.



Bons lances


MPSR

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A desforra...

Boas Amigos Bloguers

Para me desforrar do dia do convívio aos robalos em nem lhe vi a cor, fui ontem fazer um spinning.

Apesar de as condições estarem adversas e o vento teimar em soprar forte e existir muito limo em suspensão na água, lá consegui arranjar um pesqueiro onde consegui reunir as condições mínimas para puder pescar.


Tentei a superfície por causa dos limos, onde obtive dois ataques que não consegui a ferragem devido ao vento, mas quando a grade se vislumbrava no horizonte eis que faturei um robalote que deu para safar a grade.



Material Utilizado:

Cana Trabucco black nigth de 3m.

Carreto Shimano Saragosa 4000.

Fio multifilamento Power Pro 0,19mm.

clips Barros

Amostra Lucky craft 130 MR.







Bons Lances


MPSR

terça-feira, 31 de maio de 2011

Mais um excelente convívio com a marca do Oceano Ibérico.



Embora o tempo tenha feito umas caretas mesmo até à hora do inicio das actividades, S. Pedro esteve ao lado dos viciados da pesca e o tempo endireitou-se mesmo antes do inicio das actividades e assim se manteve, sem chuva e com sol suficiente para alguns escaldões.

SABADO

Assim, no sabado iniciamos o convívio de pesca ao Achigã alguns minutos depois de a chuva e a trovoada se irem embora, cerca das 8:30.
A barragem de MORGAVEL estava “cheia até à boca” mas com boas condições para a pesca. Muita vegetação, algumas estroturas submersas e pouco a pouco, lá começaram a sair alguns peixes que depois de medidos foram TODOS devolvidos à água nas melhores condições.

O peixe era pequeno mas aos poucos lá foram saindo alguns com tamanho suficiente para pontuar.

Por volta das 13:30, demos por terminada a prova e fomos almoçar.
A tarde foi livre, e depois de irmos ver o local da prova de domingo, cada um aproveitou-a como muito bem entendeu, sendo que alguns aproveitaram para descansar, mas a maior parte agarrou-se novamente às canas e foi à pesca. Afinal era para isso que lá estavamos.

O Jantar foi no restaurante “A HERDADE” que serviu como a nossa “Base Operacional”

Faço aqui um “à parte” para agradecer a forma como fomos recebidos e tratados.
MUITO OBRIGADO POR TUDO!!!

O Jantar foi uma maravilhosa caldeirada de peixe que estava deliciosa, acompanhada por entradas, bebida, à descrição, sobremesas, café, etc... isto tudo enquanto acompanhavamos a o jogo do Barça com o Manchester Utd. na TV.

A seguir ao Jantar teve lugar a entrega dos prémios.

Em primeiro lugar, foram entregues o prémios do concurso fotográfico “Uma amostra de sonho” patrocinado pela ANAQUÁTICO.

1º Classificado – José Almeida
2º Classificado – João Oliveira
3º Classificado – Pedro Santos

A lista de prémios pode ser consultada

Seguidamente foram entregues os prémios referentes à prova de pesca ao Achigã que se realizou de manhã e teve o patrocínio da BARROS – TRABUCCO.

1º Classificado – Pedro Cortes, com 4 peixes válidos, prefazendo um total de 29 pontos
Prémio - Cana KILLER CRANCK SS 662 MH

2º Classificado – Marco Cruz, com 2 peixes válidos, prefazendo um total de 24 pontos
Prémio - Carreto de Casting XENOS LPW 1000

3º Classificado – Joaquim Malaquias, com 2 peixes válidos, prefazendo um total de 18 pontos
Prémio - 5 Amostras CAPTURE Hot Wrangler + 1 Saco estanque BIC oferecido pela IBÉRICA BOAT SHOP

O maior exemplar foi capturado pelo Marco Cruz, com um comprimento de 38 cm
Prémio - Bolsa porta amostras CAPTURE COXYWAINS 048-53-270

DOMINGO

7 da matina, Praia do Queimado, a sul da zona de interdição da Ilha do Pessegueiro.
Ainda junto dos carros podiam ser vistos alguns peixes nas ondas, o que era bom sinal.

Todos a postos e começa a busca pelo(s) exemplar(s) que dariam a hipotese de ganhar um prémio, mais uma vez oferecidos pela BARROS – TRABUCCO.
A zona é “Robaleira”, mas um autentico cemitério de amostras (algumas lá ficaram agarradas às pedras)

O peixe lá deu sinal, alguns exemplares capturados, outros desferrados mesmo aos pés para desespero dos pescadores e ainda alguns peixes pequenos sem medida que foram devolvidos de imediato.

Terminada a brincadeira, seguiu-se o almoço, de novo n’A HERDADE
Grelhada mista e mais tudo o resto a que tinhamos direito

De seguida a consagração dos heróis do dia, e entrega dos prémios, mais uma vez oferecidos gentilmente pela BARROS - TRABUCCO

1º Classificado – Fernando Encarnação, com 2 peixes válidos, prefazendo um total de 44 pontos
Prémio - Cana BARROS MACUA SPIN 270

2º Classificado - Joaquim Malaquias, com 1 peixe válido, prefazendo um total de 10 pontos
Prémio - Cana BARROS SPIN MASTER 270

3º Classificado – José Almeida, com 1 peixe válido, prefazendo um total de 5 pontos

Prémio - 5 Amostras WEST LAB NALU + 1 boné e um casaco polar oferecido pelas lojas MARESIA

O maior exemplar foi capturado pelo Fernando Encarnção, com um comprimento de 58 cm
Prémio - Carreto BARROS MATRIX 40

Quero deixar uma palavra de agradecimento a todos os que estiveram presentes e a todos e a todos os patrocinadores que contrubuiram com brindes e prémios para os participantes no encontro.
Foram eles:

BARROS - TRABUCCO, IBÉRICA BOAT SHOP, PESCA & COMPANHIA, Lojas MARESIA, PRO BASS & MAR, RENE FURTERER – Paris e LIBERTY SEGUROS Portugal

... e tambem a ANAQUATICO que patrocinou o concurso “Uma amostra de Sonho”

Um agradecimento especial para o restaurante “A HERDADE” que nos recebeu, cedeu o espaço e serviu-nos maravilhosamente a um preço muito especial.
Penso não me estar a esquecer de ninguem. Se estiver por favor corrijam-me!

Em nome do OCEANO IBÉRICO, a todos o nosso MUITO OBRIGADO!!!

Fonte: Texto de Joaquim Malakyas

Aqui ficam algumas fotos para mais tarde recordar...




































quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Chibo!!!

Pois é amigos hoje fui aos sargos e apanhei um chibo, para quem não sabe aqui no Alentejo o Chibo = Grade.

Esta tarde resolvi ir fazer um investida novamente aos sargos, pois as condições estavam todas de feição.


Fui ao mesmo local onde tinha sido feliz na ultima jornada aos sargos, comecei a engodagem do pesqueiro com sardinha previamente esmagada, com a maré já a encher mas ainda com pouca água, comecei a pescar ao tento ( cana directa ), foram entrando umas salemas e umas sarguetas, tudo devolvido para água novamente.

Continuei a engodagem do pesqueiro, não desanimei, pois sempre ouvi dizer que onde há sarguetas e salemas também há sargos…
Á medida que a maré ia engrossando, o peixe mais graúdo foi começando a dar um ar da sua graça, e lá fui compondo a pescaria com uns sargos giros e uma ou outra safia, até que entraram 3 matateus daqueles com a dentuça amarela.

Acabado o engodo e o camarão congelado e com 17 peixes na saca e com mais outros tantos ou mais devolvidos, dei a pescaria como encerrada.



E perguntam vocês onde é que se enquadra o titulo e o inicio do post!!!!

Passo a explicar, concluída a pesca, subo a arriba e não é que dou com um chibinho a berrar pela mãe, que pensava eu que andava por perto, não ligando ao pequeno animal faço-me ao caminho.


Mas o chibinho resolveu vir atrás de mim sempre a berrar, lá tive de trazer o pequeno animal comigo, coitadinho estava cheio de fome, chegado ao carro fui á procura das cabras e lá encontrei o pastor e as cabras que estavam ai a uns bons 2 km, lá devolvi o pequeno animal ao rebanho, o pastor agradeceu-me e disse-me e que andava perdido já há dois dias.

Moral da história, apanhei um chibo e sargos ao mesmo tempo heheh!!!


Bons lances


MPSR

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Revista Mundo da Pesca.


Caros Amigos, informo que saiu na resvista Mundo da pesca, edição do mês de junho, mais um artigo de minha autoria.

Intitulado " Os T.P.C do Spinning " .



Se puderem na percam a oportunidade de o lerem, penso que vão gostar.

P.S. - Publicarei tambem aqui!!! mas não agora por razões obvias...


bons lances


MPSR

domingo, 22 de maio de 2011

No dia de Aniversário.

Ontem para erguer cedo e cedo erguer no dia de aniversário, fui fazer uma pescaria na companhia do amigo Rodrigo Zacarias, que tambem tinha feito anos há dois dias atraz.

Não estava-mos com muito "fezada", pois nos ultimos tempos os labrax tem andado meio desaparecidos.


O mar encontrava-se com águas tapadas e com boas condições, embora por vezes entrassem uns sets fortes, mas como tinha uma boa acentada as condições estavam reunidas.

Iniciada a pescaria, alguns lançamentos mais tarde, capturei o meu primeiro e único robalo desta jornada com a amostra Barros macua 160 MS01, que acusou na balança 1,500kg.

O Rodrigo tambem teve a sua prenda dada pelo Neptuno, um lindo robalo de 1,950Kg, capturado com barros westlab macua 140 côr M22.


Demos por encerrada a nossa jornada por volta das 12h, em que ambos safámos a grade com a captura destes 2 lindos exemplares.



Bons lances


MPSR

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Regresso aos robalos depois da sargalhada.

Hoje regressei ao spinning, fui fazer uns lançes a fim da tarde, mas o peixe este mês de Maio anda arredio, são poucos os que se apanham e torpedos nada!!!

Mas ainda consegui safar a grade com estes dois exemplares-



Material Utilizado:

Cana Trabucco black nigth de 3m.

Carreto Shimano Saragosa 4000.

Fio multifilamento Rapala 0,21mm.

clips Barros

Amostra Barros macua 160 MS01.



Bons lances




MPSR