sexta-feira, 18 de março de 2011

Fim do defeso do Sargo!!!


Pois como não podia deixar de ser…tive de ir fazer abertura da pesca ao sargo após a interdição.

Aproveitando a baixa-mar ao fim da tarde, pois o local para onde pretendia ir e fui era propicio a isso.

Pesquei sensivelmente 2 horas, comecei por engodar forte e feio com sardinha previamente esmagada em casa, iscando com camarão congelado, mas o mar apresentava uma tonalidade esverdeada devido á nortada que se fazia sentir.


Apesar de o peixe dar pouco sinal, lá consegui fazer a captura de 3 belíssimos matateus, mais 3 de dose, 2 safias e um belo carapau, nada mau dadas as condições x tempo útil de pesca.


Já estava com saudades de sentir um bom sargo a martelar do outro lado da linha,!!! esta primeira jornada apesar de tudo deu bem para fazer o gosto ao dedo.


Boas pescas


MPSR

segunda-feira, 14 de março de 2011

Encontro/Convivio Oceano Ibérico 28 e 29 de Maio 2011



Desta vez apostamos num encontro de dois dias, a realizar-se no fim de semana de... 28 e 29 de Maio com várias actividades:

- Vamos ter oportunidade de pescar em água doce, na barragem de Morgavel e no paraíso que é a maravilhosa costa alentejana

- 2 pequenos concursos. Um em água doce e outro no mar. (facultativos - ninguém é obrigado a participar)

- Apresentações por parte de convidados

- Feira de usados onde teremos oportunidade de comprar, vender e trocar todo o tipo de material de pesca

- Tempo livre para conhecer a zona, ou para pescar ainda mais

- Convívio, comes e bebes e muita animação.

- Prémios e brindes para os participantes

Marquem já nas vossas agendas e comecem a "ganhar créditos" com esposas e namoradas

Mais informações dentro em breve


Fiquem atentos


MPSR

Ab

A Grade...

Pois é companheiros, para aqueles que pensam que a aqui na Costa Alentejana é tudo um mar de rosas, isto não é bem assim...

Este fim de semana com um mar que era bom para spinning, não me tocou nada!!!

Andei como os da foto abaixo, a carregar a grade... grade acima grade abaixo.



MPSR


AB

quarta-feira, 9 de março de 2011

Já entrou um maiorzinho...

Em mais uma jornada de spinning na companhia do Rodrigo, e em dia de Carnaval, por volta das 7:15 da matina, com alguma chuva ao "barulho", lá nos fizemos ao mar...Chegados ao pesqueiro e com a ondulação fraca, começamos a "faina".

Após alguns lançamentos e surge o primeiro ataque para o Rodrigo, robalo este, que ganhou a luta e desferrou. Ao ver o primeiro ataque à superficie, fui há caixa de amostras, e coloquei a Hendon Super Spook, e com meia duzia de lançamentos, zázz... primeira captura da jornada, continuei a insistir,ferrou outro que se solta, mais uns lançes e foram saindo mais uns peixinhos giros.


Entretanto, fiz uma paragem para o pequeno almoço, e o Rodrigo continuo a tentar. pois só tinha sentido um que atacou uma amostra de superficie tb mas que se deferrou, entretanto vem à caixa de amostras, para trocar, Eu sentado na rocha a olhar para o mar, chamei-o e disse: "Parece que vi um madeiro na água, ao pé daquela pedra submersa!! Lança lá para ali, Roger!!!" Ele lançou e não é que assim que a amostra cai dentro de água,zasssssssss, e começa a luta que todos nós gostamos de sentir e ouvir o "Drag" a cantar....O local onde estava, tinha bastantes pedras e vi logo que seria muito dificil tirar aquele robalo... lá lhe dei a ajuda possivel, faz isto e aquilo, e eu a dizer "têm calma" que o "gajo está bem ferrado....entretanto já o fio andava a "roçar" na pedra....ai meu Deus....ai meu Deus....Com muita calma, lá esperou pelas vagas, para o fazer passar por cima da pedras.
mais alguns minutos e já estava nas minhas mãos, este belo robalo de 3,650Kg













Acima ficam os registos fotográficos das pescarias, 4 robalos para mim e 3 para o Rodrigo, pois ainda apanhou um ultimo ao cair do pano.


Foi sem duvida uma grande jornada de pesca, em dia de "máscaras"



Material Utilizado:


Canas: Daiwa Infeet e Casini Infinity
Linhas: Power Pro 0,19mm directo
Carretos: Shimanos Stella 4000 e Twin Power 4000 SW
Amostras das Capturas: Hendon Super Spook; Westlab Macua 16,5cm; Luck Craft 130; Dansel Satya 180


Bons lançes


MPSR

domingo, 6 de março de 2011

Ainda não entraram grandes...


Ainda não entraram grandes, mas o mar já deu treguas e entraram dois robalotes giros, deu para fazer o gosto ao dedo... 1 para mim e outro para o Rodrigo.



Da parte da tarde fui fazer mais meia duzia de lançes e saiu-me mais um.



vamos esperar que o tempo se mantenha minamente estável apartir de agora e que entrem os cabeçudos de que todos nós gostamos.


Bons lançes


MPSR

quinta-feira, 3 de março de 2011

DISCUSSÃO PÚBLICA
PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E
COSTA VICENTINA

Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território
Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade


Miguel Porfirio Soares dos Reis

Outros

Pergunta : Solicita esclarecimento relativamente às regras associadas ao POPNSACV, nomeadamente se são baseadas em convicções políticas ou fundamentadas em estudos ambientais.


RESPOSTA

O POPNSACV visa a salvaguarda de recursos, valores naturais e características especiais existentes. Tendo em
consideração este objectivo e os estudos de caracterização realizados, definiram-se os regimes de protecção e as
áreas de intervenção específica no território do PNSACV. Deste modo, os estudos de base que acompanham o
POPNSACV constituíram o fundamento para as interdições e condicionamentos previstos e para a definição dos
princípios orientadores do plano. Por outro lado, o Estado Português tem um conjunto de obrigações, perante a
União Europeia, relativamente à conservação da natureza que determinam as interdições e condicionamentos.


Mas não referem os estudos... onde é que eles estão... podiam mete-los para o cidadão comum como eu ver...
Tem obrigaçãoes para com união europeia, logo devem ter recebido fundos... monetários para o efeito... onde é que eles estão onde foram aplicados...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Days of Thunder...



















Fonte: Almograve " facebook "


MPSR

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MANIFESTO DE INDIGNAÇÃO



Não somos uma reserva de Indios não Obrigado...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

POPNSACV - Publicado no Diário da Républica...

POPNSACV - Resolução do Conselho de Ministros n.º 11-B/2011

Diário da República n.º 25, Suplemento, Série I de 2011-02-04


Resolução do Conselho de Ministros nº11-B/2011.D.R. Nº25, Suplemento, Serie I de 2011-02-04 aprovou e publicou o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (POPNSACV)

Ver link



Fonte: Min-Agricultura \ Oceanus Atlanticus


MPSR

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Clics Mágicos

Vieux Loup de Mer


Diplodus sargus


Spinning day


ビニールxは砂


Cardume de peixe Porco ( Pseudobalistes flavimarginatus )




Boas pescarias


MPSR


Abraços

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

sábado, 29 de janeiro de 2011

Relato do Rodrigo Zacarias...

Este sábado à tarde, na companhia do Miguel Soares, fui fazer a minha 3º Pescaria de 2011. Chegados ao pesqueiro, maré com meia vazante, e umas condições boas, embora o vento que fazia sentir forte por vezes. Levei para a estreia, a minha cana da Barros, a WEST LAB MACUA 3.00 mts. Ao 3º lançamento, com uma WEST LAB MACUA de 16,50cm, côr A40, saiu o primeiro robalo que acusou na balança 1,00Kg certinhos.




O Miguel logo a seguir, tirou um bom robalo, que lhe deu uma boa luta, que acusou na balança 2,300Kg.




Algum tempo depois, mudo de amostra e coloco uma MARIA ANGEL KISS que tinha encontrado no Verão passado na praia do Almograve, que após alguns lançamentos, me deu a maior captura da faina que acusou 1,600Kg.



Saimos deste pesqueiro e ainda fomos visitar um outro até quase ás 19 horas logo no 1º lançamento, capturo o meu 3º exemplar (não tenho foto) que acusou na balança 1,00Kg.

Foi uma grande tarde de pesca, muito bem passada....



Boas pescarias


MPSR


Grande abraço

Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa: Comunicado

Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa:
O ponto da situação a 31/12/2010:

Fomos recebidos na Secretaria de Estado do Ambiente, no passado 22/11, com a finalidade de discutir a próxima revisão da legislação que regula a pesca lúdica em toda a costa portuguesa e, em particular, os aspectos mais restritivos que se aplicam na Costa Vicentina. As conclusões que tirámos desta reunião são as seguintes:

1. - Verificámos com agrado a disponibilidade para rever alguns aspectos da legislação num horizonte de Fevereiro de 2011, horizonte para nós aceitável; porém, notámos com desagrado que há uma tendência para ligar a alteração das portarias à aprovação do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste, uma vez que entendemos que, se houver boa vontade, a publicação das portarias alteradas é um processo bastante mais simples do que aquele. Além disso, no que respeita à portaria mais geral, verificámos com desagrado que há uma tendência – patente na exposição de um dos assessores – para se desculparem com outros ministérios, o que consideramos inaceitável; se assim é, trabalhemos então todos em conjunto e vamos mudar estas portarias que provocam tanta contestação na costa portuguesa, há mais de três anos consecutivos.

2. - Verificámos alguma abertura para alterar as cláusulas que discriminam os não residentes e os turistas, impedidos de mariscar e apanhar isco na Costa Vicentina. Verificámos também a disponibilidade para se discutirem caso a caso os instrumentos tradicionais para a apanha lúdica, nomeadamente, definindo com rigor o comprimento e largura máximos do instrumento de apanha de percebes (por exemplo, 80cmX2cm), para que seja claro, tanto para a população como para a Polícia.

3. - Para finalizar os aspectos positivos, saudamos que estejam neste momento abertos os canais de comunicação com os Ministérios do Ambiente e da Agricultura – durante a recente visita do Sr. Ministro da Agricultura ao concelho de Aljezur (Festival da Batata Doce), este mostrou bastante abertura para analisar as nossas propostas.

Em resumo, e sem prejuízo de explicações mais detalhadas que possamos fazer oralmente em próximas reuniões, são as seguintes as nossas reivindicações:

1. - Fim da proibição de pesca à noite nas áreas rochosas da Costa Vicentina – os pescadores trabalham durante o dia em Setúbal, nas minas de Neves Corvo, em Lagos ou em Portimão, ou deslocam-se de vários outros pontos do País para passarem um fim-de-semana à pesca; pescam, pois, quando têm disponibilidade, geralmente às primeiras horas da noite. Esta proibição prejudica fortemente a actividade económica de cafés, restaurantes, pensões, etc.. Há peixes, como o safio, a moreia ou a abrótea, que só de noite é possível pescar. Entendemos que a manutenção desta proibição só pode beneficiar interesses obscuros, como já é voz corrente em toda a costa portuguesa. Esta reivindicação é, para nós, de uma importância absolutamente determinante.

2. - Quantidades de marisco permitidas na apanha lúdica, adequadas ao convívio da família, nomeadamente no que respeita às espécies muito pesadas, como são os mexilhões e as ostras, ou como no caso dos percebes, em que as quantidades permitidas são ridículas. As populações do litoral português andam tristes com esta legislação. Não pedimos o impossível! Aceitamos algumas limitações!

3. - Um defeso que é só aplicado aos pescadores de cana é tudo menos um defeso! Aceitamos a existência de períodos de defeso, mas eles terão de ser aplicados por igual a todos os tipos de pesca e não apenas sobre aqueles que menos mal causam.

4. - Quando nós já aceitámos a existência de algumas zonas de reserva total na Costa Vicentina, não faz qualquer sentido a proibição da pesca à Quarta-feira, só para pescadores lúdicos!

5.- A proibição de pesca total nos portos é incorrecta e única na Europa! Uma coisa é pescar em locais onde podem ser prejudicadas as manobras dos navios, outra é em locais onde não faz diferença nenhuma, como, por exemplo, o exterior do porto da Nazaré ou toda a área que vai de Vila Franca de Xira a Cascais, com excepção, evidentemente, das áreas onde há amarrações ou guindastes. Há mesmo portos europeus, como Gandia (Valência), onde se fizeram pistas para pescadores e onde estes podem ser vistos às centenas.

6. - O fecho cada vez mais frequente de zonas da costa, com o argumento de que há falésias instáveis, como aconteceu em S. Pedro de Moel, onde foi interditada a pesca junto ao farol, é absolutamente inaceitável. Uma coisa são zonas balneares onde os rochedos podem cair sobre banhistas incautos, outra são zonas instáveis por natureza, como sempre o foram (é a própria definição de falésia); com o mesmo argumento a Suíça poderia interditar o acesso aos Alpes, onde todos os anos ocorrem centenas de acidentes, ou iríamos passear de pantufas na segurança interesseira dos centros comerciais. Ensine-se sim as pessoas, como os pescadores ensinam aos seus filhos e netos, a comportarem-se perante os imprevistos e o poder da Natureza!

7. - As leis, quaisquer que elas sejam, terão de se aplicar por igual a todos os portugueses e, por isso, exigimos o fim da discriminação que impede grande parte da Nação Portuguesa à apanha lúdica na Costa Vicentina. Que sentido faz que alguns habitantes da zona interior do Concelho de Odemira passem no Cercal do Alentejo para irem mariscar a Vila Nova de Milfontes e a população do Cercal não o possa fazer? Ou que pai e filho habitando a mesma casa e companheiros habituais da pesca, um possa ir para o mar e o outro não, só porque nasceram em concelhos diferentes? Isto acontece neste momento!

8. - O montante das multas, tanto na pesca de mar, como na de rio, é exorbitante quando comparado com o aplicado aos “criminosos” da estrada, só como exemplo. É imoral exigir a um velho reformado que apanhe um peixe sem medida, o valor de 5 ou 10 reformas! Além do mais, tal prática incentiva à corrupção e à fraude!





Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa
28/01/2011

domingo, 23 de janeiro de 2011

3 - 3

Há terceira saída, mais uma captura desta vez uma frenética baila.









Materiais Usados:

Cana: Barros WestLab Macua 2,70m
Carecto: shimano Twin Power 4000SW - XG
Linha: Power Pro 0.19mm
Clips : barros Alfinete B-2004
Amostra: Vinil.



M P S R


Bons Lances

sábado, 22 de janeiro de 2011

Concurso Fotográfico "Uma Amostra de Sonho"




Mais informações em:

www.oceanoiberico.com



MPSR

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

2 - 2

Há segunda saída do ano segunda captura.







Bons Lances


Miguel Porfirio Soares dos Reis

sábado, 15 de janeiro de 2011

Ultima aos sargos antes da Restrição.

Sim caros amigos como diz o amigo Fernando Encanação do Blog "Oceanus Atlanticus"

" Uns chamam-lhe defeso, eu gosto mais de apelidar como uma restrição à pesca lúdica, pois o meu entendimento de defeso passa por medidas restritivas de não interacção entre o Homem e a espécie alvo, nomeadamente quando a mesma está em fase de desova como é o caso do Diplodus sargus, embora as medidas de defeso sejam praticadas para o bem da espécie, evitando desta forma parte da pressão sobre a mesma.É de salientar que a pressão continuará nesta fase, através da pesca profissional "


Por isso aqui deixo a ultima pescaria do amigo Pedro Cortes antes do começo da restrição da apanha de sargos no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Foi uma tecazita deles todos de dose menos dois que eram bem maiores.







Bons lançes


Miguel P.s. Reis


Ab

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Consultor de Spinning - Barros & Trabucco 2011



Assim comunico o Seguinte:

Barros Trabucco Portugal

A TBF gostaria de apresentar os novos consultores na área do Spinning de Mar 2011 - Miguel Soares, 35 anos, natural de Odemira.

Consultor de Spinning - Barros & Trabucco 2011.




Barros Trabucco Portugal

A TBF gostaria de apresentar os novos consultores na área do Spinning de Mar 2011 - Rodrigo Zacarias, 30 anos, natural de Odemira

Consultor de Spinning - Barros & Trabucco 2011.








Bons Lances


Miguel Porfirio Soares dos Reis

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Autocolantes Oceano Ibérico




Preço de cada unidade: 2,50 €


NOTA: O Autocolante têm a medida de um CD


Para viaturas


Mais informações em: www.oceanoiberico.com

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Primeiro...



Ao dia 2 de 2011 foi feita a primeira investida ao oceano, as condições eram muito adversas, mar de 3 mts com sets de 3,5 mts.

O Rodrigo e eu lá andamos a ver pesqueiros, lá encontramos um que ficava abrigado do mar.

Lá fomos tentar a sorte neste novo ano, ao fim de alguns lançamentos ai estava ele um bonito labrax super combativo que acusou 2kg.


Entretanto quando acabava de desferrar o peixe, o Rodrigo assobia, tinha um também a puxar do outro lado da linha, mas atraiçoado por uma onda deixou folgar um pouco a linha, o suficiente, para que desta vez, ganhasse o labrax a batalha, foi pena ou tínhamos feito a estreia os dois.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Ultimo...


Com estes temporais desta ultima semana e o resto que ainda falta vir, muito dificilmente irei fazer os ultimos lançes do ano, por isso este labrax muito provavelmente foi o ultimo de 2010.
Muito prazer que me deu, pois foi capturado á superficie podendo assim ter observado o ataque que fez á sammy 115.




Grandes Capturas pra 2011.




Miguel P.S. Reis

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Robalo para a ceia de Natal

O Neptuno mascarou-se mais uma vez de Pai Natal e trouxe-me mais umas prendinhas…


Uma destas tardes, fui atirar mais uns plásticos para a iágua e a coisa correu às sete maravilhas heheh.

Foram momentos fantásticos para mais tarde recordar.

Aqui fica a foto da pescaria.



Este Natal há robalo para a ceia de Natal para toda a família.




Boas prendas




Miguel P.S. Reis

domingo, 19 de dezembro de 2010

Oh oh oh...

O pai natal ofereceu-me mais estes 3...



Mar mansinho vento fraco de leste, foi aguardar pela hora mágica, para eles começarem a dar o ar da sua graça, capturei estes 3 que acusaram perto de 4kg na balança e ainda ferrei um outro mesmo ali ao pé dos pés que deu duas Sacudidelas e foi á sua vida, este que deveria pesar tanto como os outros 3.




Boas prendas




Miguel P.S. Reis

sábado, 18 de dezembro de 2010

Santo Natal & Prospero Ano Novo




Este Blog deseja a todos um Santo Natal

Um Ano de 2011 Cheio de excelentes capturas

e maravilhosos momentos de pesca.


Bons lançes


Miguel Porfirio Soares dos Reis

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Adrenalina a 200%


Este sábado passado tinha de ir fazer serventia ao homem que me ia montar a cabine de banheira lá a casa e sendo assim na poderia ir á pesca logo pela manhã, em principio só da parte da tarde iria á pesca, pois como ia almoçar á beira-mar meti logo o material no carro.

Mas como os trabalhos foram concluídos por volta das 11h da manhã, pensei ainda vou a tempo de matar o vício e aproveitar a baixa-mar que era por volta do meio-dia e assim foi, cheguei ao pesqueiro era 11,30h.

Comecei a fazer lance após lance, não demorou muito ferrei 1 robalote de kg, mais uns lances e nada, mudei me ligeiramente para sul do pesqueiro, faço ai uns 10 lançamentos, até que záz ferro outro robalo, o Twin power canta desalmadamente zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Vou trabalhando o peixe calmamente, até perto de mim, quando olho para ele, era um torpedo daqueles valentíssimos, peixe ai para 5 ou 6 kg, qual é o meu espanto que vejo mais 3 ou 4 robalos com metade do seu tamanho a acompanha-lo, um deles faz um ataque á amostra que está já cravada, pensei querem ver que apanho 2, entretanto já ali ao pé de mim e só á espera de uma onda para o puder encalhar, ele desperta novamente e arranca direito ao fundo, aguentei-o, quando vem novamente ao cimo reparei que já vinha mal preso, foi uma questão de segundos para se desprender, fiquei impávido e sereno a vê-lo desaparecer nas profundesas.
Não desanimei e voltei á carga, mais uns 10 lances e pimba outro do outro lado da linha a e novamente o carreto dispara o drag zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Pensei logo mais um da mesma bitola, mas não vinha preso com uma fateixa na boca e outra lateralmente junto aquelas duas barbataninhas, este com o auxílio do mar lá o meti em seco, não era tão grande como o primeiro mas pesou 2,800kg, verificado o material e amostra na água novamente, mais meia dúzia de lances e quando venho a fazer um recolhimento com toques de ponteira, vem o mar e tive de parar e movimentar-me para traz para não levar uma chuveirada, foi ai quando faço essa paragem forçada que traz, ferro outro zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz drag a cantar novamente, com a adrenalina a ferver, mantenho a calma possível lá faço as manobras de abeiramento com êxito, este acusou 2,900kg.
Verificação de material e amostra a trabalhar novamente, uma dezena de lances e zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzttt
mais um cabeçudo a lutar comigo, com a adrenalina a 200% já suava por todos os poros o braço direito já acusava fadiga, mas consegui serenamente traze-lo para terra e pô-lo junto dos outros dois, este menino acusou 3,5kg.





Enrolei o estojo e fui almoçar e relembrar e agradecer ao Neptuno, calmamente esta hora de momentos intensos e inesquecíveis.


Boas Pescarias



Miguel P.S. Reis