quarta-feira, 9 de março de 2011

Já entrou um maiorzinho...

Em mais uma jornada de spinning na companhia do Rodrigo, e em dia de Carnaval, por volta das 7:15 da matina, com alguma chuva ao "barulho", lá nos fizemos ao mar...Chegados ao pesqueiro e com a ondulação fraca, começamos a "faina".

Após alguns lançamentos e surge o primeiro ataque para o Rodrigo, robalo este, que ganhou a luta e desferrou. Ao ver o primeiro ataque à superficie, fui há caixa de amostras, e coloquei a Hendon Super Spook, e com meia duzia de lançamentos, zázz... primeira captura da jornada, continuei a insistir,ferrou outro que se solta, mais uns lançes e foram saindo mais uns peixinhos giros.


Entretanto, fiz uma paragem para o pequeno almoço, e o Rodrigo continuo a tentar. pois só tinha sentido um que atacou uma amostra de superficie tb mas que se deferrou, entretanto vem à caixa de amostras, para trocar, Eu sentado na rocha a olhar para o mar, chamei-o e disse: "Parece que vi um madeiro na água, ao pé daquela pedra submersa!! Lança lá para ali, Roger!!!" Ele lançou e não é que assim que a amostra cai dentro de água,zasssssssss, e começa a luta que todos nós gostamos de sentir e ouvir o "Drag" a cantar....O local onde estava, tinha bastantes pedras e vi logo que seria muito dificil tirar aquele robalo... lá lhe dei a ajuda possivel, faz isto e aquilo, e eu a dizer "têm calma" que o "gajo está bem ferrado....entretanto já o fio andava a "roçar" na pedra....ai meu Deus....ai meu Deus....Com muita calma, lá esperou pelas vagas, para o fazer passar por cima da pedras.
mais alguns minutos e já estava nas minhas mãos, este belo robalo de 3,650Kg













Acima ficam os registos fotográficos das pescarias, 4 robalos para mim e 3 para o Rodrigo, pois ainda apanhou um ultimo ao cair do pano.


Foi sem duvida uma grande jornada de pesca, em dia de "máscaras"



Material Utilizado:


Canas: Daiwa Infeet e Casini Infinity
Linhas: Power Pro 0,19mm directo
Carretos: Shimanos Stella 4000 e Twin Power 4000 SW
Amostras das Capturas: Hendon Super Spook; Westlab Macua 16,5cm; Luck Craft 130; Dansel Satya 180


Bons lançes


MPSR

domingo, 6 de março de 2011

Ainda não entraram grandes...


Ainda não entraram grandes, mas o mar já deu treguas e entraram dois robalotes giros, deu para fazer o gosto ao dedo... 1 para mim e outro para o Rodrigo.



Da parte da tarde fui fazer mais meia duzia de lançes e saiu-me mais um.



vamos esperar que o tempo se mantenha minamente estável apartir de agora e que entrem os cabeçudos de que todos nós gostamos.


Bons lançes


MPSR

quinta-feira, 3 de março de 2011

DISCUSSÃO PÚBLICA
PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E
COSTA VICENTINA

Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território
Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade


Miguel Porfirio Soares dos Reis

Outros

Pergunta : Solicita esclarecimento relativamente às regras associadas ao POPNSACV, nomeadamente se são baseadas em convicções políticas ou fundamentadas em estudos ambientais.


RESPOSTA

O POPNSACV visa a salvaguarda de recursos, valores naturais e características especiais existentes. Tendo em
consideração este objectivo e os estudos de caracterização realizados, definiram-se os regimes de protecção e as
áreas de intervenção específica no território do PNSACV. Deste modo, os estudos de base que acompanham o
POPNSACV constituíram o fundamento para as interdições e condicionamentos previstos e para a definição dos
princípios orientadores do plano. Por outro lado, o Estado Português tem um conjunto de obrigações, perante a
União Europeia, relativamente à conservação da natureza que determinam as interdições e condicionamentos.


Mas não referem os estudos... onde é que eles estão... podiam mete-los para o cidadão comum como eu ver...
Tem obrigaçãoes para com união europeia, logo devem ter recebido fundos... monetários para o efeito... onde é que eles estão onde foram aplicados...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Days of Thunder...



















Fonte: Almograve " facebook "


MPSR

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MANIFESTO DE INDIGNAÇÃO



Não somos uma reserva de Indios não Obrigado...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

POPNSACV - Publicado no Diário da Républica...

POPNSACV - Resolução do Conselho de Ministros n.º 11-B/2011

Diário da República n.º 25, Suplemento, Série I de 2011-02-04


Resolução do Conselho de Ministros nº11-B/2011.D.R. Nº25, Suplemento, Serie I de 2011-02-04 aprovou e publicou o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (POPNSACV)

Ver link



Fonte: Min-Agricultura \ Oceanus Atlanticus


MPSR

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Clics Mágicos

Vieux Loup de Mer


Diplodus sargus


Spinning day


ビニールxは砂


Cardume de peixe Porco ( Pseudobalistes flavimarginatus )




Boas pescarias


MPSR


Abraços

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

sábado, 29 de janeiro de 2011

Relato do Rodrigo Zacarias...

Este sábado à tarde, na companhia do Miguel Soares, fui fazer a minha 3º Pescaria de 2011. Chegados ao pesqueiro, maré com meia vazante, e umas condições boas, embora o vento que fazia sentir forte por vezes. Levei para a estreia, a minha cana da Barros, a WEST LAB MACUA 3.00 mts. Ao 3º lançamento, com uma WEST LAB MACUA de 16,50cm, côr A40, saiu o primeiro robalo que acusou na balança 1,00Kg certinhos.




O Miguel logo a seguir, tirou um bom robalo, que lhe deu uma boa luta, que acusou na balança 2,300Kg.




Algum tempo depois, mudo de amostra e coloco uma MARIA ANGEL KISS que tinha encontrado no Verão passado na praia do Almograve, que após alguns lançamentos, me deu a maior captura da faina que acusou 1,600Kg.



Saimos deste pesqueiro e ainda fomos visitar um outro até quase ás 19 horas logo no 1º lançamento, capturo o meu 3º exemplar (não tenho foto) que acusou na balança 1,00Kg.

Foi uma grande tarde de pesca, muito bem passada....



Boas pescarias


MPSR


Grande abraço

Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa: Comunicado

Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa:
O ponto da situação a 31/12/2010:

Fomos recebidos na Secretaria de Estado do Ambiente, no passado 22/11, com a finalidade de discutir a próxima revisão da legislação que regula a pesca lúdica em toda a costa portuguesa e, em particular, os aspectos mais restritivos que se aplicam na Costa Vicentina. As conclusões que tirámos desta reunião são as seguintes:

1. - Verificámos com agrado a disponibilidade para rever alguns aspectos da legislação num horizonte de Fevereiro de 2011, horizonte para nós aceitável; porém, notámos com desagrado que há uma tendência para ligar a alteração das portarias à aprovação do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste, uma vez que entendemos que, se houver boa vontade, a publicação das portarias alteradas é um processo bastante mais simples do que aquele. Além disso, no que respeita à portaria mais geral, verificámos com desagrado que há uma tendência – patente na exposição de um dos assessores – para se desculparem com outros ministérios, o que consideramos inaceitável; se assim é, trabalhemos então todos em conjunto e vamos mudar estas portarias que provocam tanta contestação na costa portuguesa, há mais de três anos consecutivos.

2. - Verificámos alguma abertura para alterar as cláusulas que discriminam os não residentes e os turistas, impedidos de mariscar e apanhar isco na Costa Vicentina. Verificámos também a disponibilidade para se discutirem caso a caso os instrumentos tradicionais para a apanha lúdica, nomeadamente, definindo com rigor o comprimento e largura máximos do instrumento de apanha de percebes (por exemplo, 80cmX2cm), para que seja claro, tanto para a população como para a Polícia.

3. - Para finalizar os aspectos positivos, saudamos que estejam neste momento abertos os canais de comunicação com os Ministérios do Ambiente e da Agricultura – durante a recente visita do Sr. Ministro da Agricultura ao concelho de Aljezur (Festival da Batata Doce), este mostrou bastante abertura para analisar as nossas propostas.

Em resumo, e sem prejuízo de explicações mais detalhadas que possamos fazer oralmente em próximas reuniões, são as seguintes as nossas reivindicações:

1. - Fim da proibição de pesca à noite nas áreas rochosas da Costa Vicentina – os pescadores trabalham durante o dia em Setúbal, nas minas de Neves Corvo, em Lagos ou em Portimão, ou deslocam-se de vários outros pontos do País para passarem um fim-de-semana à pesca; pescam, pois, quando têm disponibilidade, geralmente às primeiras horas da noite. Esta proibição prejudica fortemente a actividade económica de cafés, restaurantes, pensões, etc.. Há peixes, como o safio, a moreia ou a abrótea, que só de noite é possível pescar. Entendemos que a manutenção desta proibição só pode beneficiar interesses obscuros, como já é voz corrente em toda a costa portuguesa. Esta reivindicação é, para nós, de uma importância absolutamente determinante.

2. - Quantidades de marisco permitidas na apanha lúdica, adequadas ao convívio da família, nomeadamente no que respeita às espécies muito pesadas, como são os mexilhões e as ostras, ou como no caso dos percebes, em que as quantidades permitidas são ridículas. As populações do litoral português andam tristes com esta legislação. Não pedimos o impossível! Aceitamos algumas limitações!

3. - Um defeso que é só aplicado aos pescadores de cana é tudo menos um defeso! Aceitamos a existência de períodos de defeso, mas eles terão de ser aplicados por igual a todos os tipos de pesca e não apenas sobre aqueles que menos mal causam.

4. - Quando nós já aceitámos a existência de algumas zonas de reserva total na Costa Vicentina, não faz qualquer sentido a proibição da pesca à Quarta-feira, só para pescadores lúdicos!

5.- A proibição de pesca total nos portos é incorrecta e única na Europa! Uma coisa é pescar em locais onde podem ser prejudicadas as manobras dos navios, outra é em locais onde não faz diferença nenhuma, como, por exemplo, o exterior do porto da Nazaré ou toda a área que vai de Vila Franca de Xira a Cascais, com excepção, evidentemente, das áreas onde há amarrações ou guindastes. Há mesmo portos europeus, como Gandia (Valência), onde se fizeram pistas para pescadores e onde estes podem ser vistos às centenas.

6. - O fecho cada vez mais frequente de zonas da costa, com o argumento de que há falésias instáveis, como aconteceu em S. Pedro de Moel, onde foi interditada a pesca junto ao farol, é absolutamente inaceitável. Uma coisa são zonas balneares onde os rochedos podem cair sobre banhistas incautos, outra são zonas instáveis por natureza, como sempre o foram (é a própria definição de falésia); com o mesmo argumento a Suíça poderia interditar o acesso aos Alpes, onde todos os anos ocorrem centenas de acidentes, ou iríamos passear de pantufas na segurança interesseira dos centros comerciais. Ensine-se sim as pessoas, como os pescadores ensinam aos seus filhos e netos, a comportarem-se perante os imprevistos e o poder da Natureza!

7. - As leis, quaisquer que elas sejam, terão de se aplicar por igual a todos os portugueses e, por isso, exigimos o fim da discriminação que impede grande parte da Nação Portuguesa à apanha lúdica na Costa Vicentina. Que sentido faz que alguns habitantes da zona interior do Concelho de Odemira passem no Cercal do Alentejo para irem mariscar a Vila Nova de Milfontes e a população do Cercal não o possa fazer? Ou que pai e filho habitando a mesma casa e companheiros habituais da pesca, um possa ir para o mar e o outro não, só porque nasceram em concelhos diferentes? Isto acontece neste momento!

8. - O montante das multas, tanto na pesca de mar, como na de rio, é exorbitante quando comparado com o aplicado aos “criminosos” da estrada, só como exemplo. É imoral exigir a um velho reformado que apanhe um peixe sem medida, o valor de 5 ou 10 reformas! Além do mais, tal prática incentiva à corrupção e à fraude!





Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa
28/01/2011

domingo, 23 de janeiro de 2011

3 - 3

Há terceira saída, mais uma captura desta vez uma frenética baila.









Materiais Usados:

Cana: Barros WestLab Macua 2,70m
Carecto: shimano Twin Power 4000SW - XG
Linha: Power Pro 0.19mm
Clips : barros Alfinete B-2004
Amostra: Vinil.



M P S R


Bons Lances

sábado, 22 de janeiro de 2011

Concurso Fotográfico "Uma Amostra de Sonho"




Mais informações em:

www.oceanoiberico.com



MPSR

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

2 - 2

Há segunda saída do ano segunda captura.







Bons Lances


Miguel Porfirio Soares dos Reis

sábado, 15 de janeiro de 2011

Ultima aos sargos antes da Restrição.

Sim caros amigos como diz o amigo Fernando Encanação do Blog "Oceanus Atlanticus"

" Uns chamam-lhe defeso, eu gosto mais de apelidar como uma restrição à pesca lúdica, pois o meu entendimento de defeso passa por medidas restritivas de não interacção entre o Homem e a espécie alvo, nomeadamente quando a mesma está em fase de desova como é o caso do Diplodus sargus, embora as medidas de defeso sejam praticadas para o bem da espécie, evitando desta forma parte da pressão sobre a mesma.É de salientar que a pressão continuará nesta fase, através da pesca profissional "


Por isso aqui deixo a ultima pescaria do amigo Pedro Cortes antes do começo da restrição da apanha de sargos no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Foi uma tecazita deles todos de dose menos dois que eram bem maiores.







Bons lançes


Miguel P.s. Reis


Ab

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Consultor de Spinning - Barros & Trabucco 2011



Assim comunico o Seguinte:

Barros Trabucco Portugal

A TBF gostaria de apresentar os novos consultores na área do Spinning de Mar 2011 - Miguel Soares, 35 anos, natural de Odemira.

Consultor de Spinning - Barros & Trabucco 2011.




Barros Trabucco Portugal

A TBF gostaria de apresentar os novos consultores na área do Spinning de Mar 2011 - Rodrigo Zacarias, 30 anos, natural de Odemira

Consultor de Spinning - Barros & Trabucco 2011.








Bons Lances


Miguel Porfirio Soares dos Reis

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Autocolantes Oceano Ibérico




Preço de cada unidade: 2,50 €


NOTA: O Autocolante têm a medida de um CD


Para viaturas


Mais informações em: www.oceanoiberico.com

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Primeiro...



Ao dia 2 de 2011 foi feita a primeira investida ao oceano, as condições eram muito adversas, mar de 3 mts com sets de 3,5 mts.

O Rodrigo e eu lá andamos a ver pesqueiros, lá encontramos um que ficava abrigado do mar.

Lá fomos tentar a sorte neste novo ano, ao fim de alguns lançamentos ai estava ele um bonito labrax super combativo que acusou 2kg.


Entretanto quando acabava de desferrar o peixe, o Rodrigo assobia, tinha um também a puxar do outro lado da linha, mas atraiçoado por uma onda deixou folgar um pouco a linha, o suficiente, para que desta vez, ganhasse o labrax a batalha, foi pena ou tínhamos feito a estreia os dois.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Ultimo...


Com estes temporais desta ultima semana e o resto que ainda falta vir, muito dificilmente irei fazer os ultimos lançes do ano, por isso este labrax muito provavelmente foi o ultimo de 2010.
Muito prazer que me deu, pois foi capturado á superficie podendo assim ter observado o ataque que fez á sammy 115.




Grandes Capturas pra 2011.




Miguel P.S. Reis

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Robalo para a ceia de Natal

O Neptuno mascarou-se mais uma vez de Pai Natal e trouxe-me mais umas prendinhas…


Uma destas tardes, fui atirar mais uns plásticos para a iágua e a coisa correu às sete maravilhas heheh.

Foram momentos fantásticos para mais tarde recordar.

Aqui fica a foto da pescaria.



Este Natal há robalo para a ceia de Natal para toda a família.




Boas prendas




Miguel P.S. Reis

domingo, 19 de dezembro de 2010

Oh oh oh...

O pai natal ofereceu-me mais estes 3...



Mar mansinho vento fraco de leste, foi aguardar pela hora mágica, para eles começarem a dar o ar da sua graça, capturei estes 3 que acusaram perto de 4kg na balança e ainda ferrei um outro mesmo ali ao pé dos pés que deu duas Sacudidelas e foi á sua vida, este que deveria pesar tanto como os outros 3.




Boas prendas




Miguel P.S. Reis

sábado, 18 de dezembro de 2010

Santo Natal & Prospero Ano Novo




Este Blog deseja a todos um Santo Natal

Um Ano de 2011 Cheio de excelentes capturas

e maravilhosos momentos de pesca.


Bons lançes


Miguel Porfirio Soares dos Reis

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Adrenalina a 200%


Este sábado passado tinha de ir fazer serventia ao homem que me ia montar a cabine de banheira lá a casa e sendo assim na poderia ir á pesca logo pela manhã, em principio só da parte da tarde iria á pesca, pois como ia almoçar á beira-mar meti logo o material no carro.

Mas como os trabalhos foram concluídos por volta das 11h da manhã, pensei ainda vou a tempo de matar o vício e aproveitar a baixa-mar que era por volta do meio-dia e assim foi, cheguei ao pesqueiro era 11,30h.

Comecei a fazer lance após lance, não demorou muito ferrei 1 robalote de kg, mais uns lances e nada, mudei me ligeiramente para sul do pesqueiro, faço ai uns 10 lançamentos, até que záz ferro outro robalo, o Twin power canta desalmadamente zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Vou trabalhando o peixe calmamente, até perto de mim, quando olho para ele, era um torpedo daqueles valentíssimos, peixe ai para 5 ou 6 kg, qual é o meu espanto que vejo mais 3 ou 4 robalos com metade do seu tamanho a acompanha-lo, um deles faz um ataque á amostra que está já cravada, pensei querem ver que apanho 2, entretanto já ali ao pé de mim e só á espera de uma onda para o puder encalhar, ele desperta novamente e arranca direito ao fundo, aguentei-o, quando vem novamente ao cimo reparei que já vinha mal preso, foi uma questão de segundos para se desprender, fiquei impávido e sereno a vê-lo desaparecer nas profundesas.
Não desanimei e voltei á carga, mais uns 10 lances e pimba outro do outro lado da linha a e novamente o carreto dispara o drag zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Pensei logo mais um da mesma bitola, mas não vinha preso com uma fateixa na boca e outra lateralmente junto aquelas duas barbataninhas, este com o auxílio do mar lá o meti em seco, não era tão grande como o primeiro mas pesou 2,800kg, verificado o material e amostra na água novamente, mais meia dúzia de lances e quando venho a fazer um recolhimento com toques de ponteira, vem o mar e tive de parar e movimentar-me para traz para não levar uma chuveirada, foi ai quando faço essa paragem forçada que traz, ferro outro zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz drag a cantar novamente, com a adrenalina a ferver, mantenho a calma possível lá faço as manobras de abeiramento com êxito, este acusou 2,900kg.
Verificação de material e amostra a trabalhar novamente, uma dezena de lances e zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzttt
mais um cabeçudo a lutar comigo, com a adrenalina a 200% já suava por todos os poros o braço direito já acusava fadiga, mas consegui serenamente traze-lo para terra e pô-lo junto dos outros dois, este menino acusou 3,5kg.





Enrolei o estojo e fui almoçar e relembrar e agradecer ao Neptuno, calmamente esta hora de momentos intensos e inesquecíveis.


Boas Pescarias



Miguel P.S. Reis

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mais uma ida ao mar para molhar as amostras e aproveitar a momentânea baixa de mar.


O mar apresentava-se com aguas muito claras e abertas, mas lá encontrei um carreiro onde o mar fazia um espumeirozito.

Foi aproveitar ao máximo a cerca de uma horita que lá poderia pescar, devido á maré já estar a encher.

Lá caíram 4 robalotes e uma baila.



Atendendo ás condições versos tempo no pesqueiro, pode-se dizer que o resultado foi óptimo.



Até ao próximo lance




Miguel P.S. Reis

domingo, 5 de dezembro de 2010



Já está online o Oceano Ibérico - Novo Fórum

Já está Online o novo Forum do OCEANO IBERICO em www.oceanoiberico.com Pede-se a todos os membros que façam os seus Pré-Registos e que possam tambem ajudar na passagem dos conteúdos mais importantes, copiando os tópicos de interesse para o novo forum.Estamos a mudar para fazer do Oceano Iberico um espaço ainda melhor...


www.oceanoiberico.com



Bons lançes


Miguel P.S. Reis

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Another one bites the bait !!!



Este bonito labrax acusou na balança 3,170kg.





Foi resultado de meia dúzia de lances antes de almoço.



Como tinha de ir almoçar perto do oceano, aproveitei e levei o material para fazer o gosto ao dedo, fui só á maré, cheguei ao oceano por volta das 10,30h, uma hora depois estava a pescar, pesquei 1 horita até ao voltar da maré e enrolei o estojo e fui ao almoço, pois já tinha a pescaria feita.


Bons lançes


Miguel Soares