Este é o meu espaço pessoal e destina-se à divulgação das minhas jornadas e experiências de pesca na Costa Alentejana e zonas limítrofes.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
sábado, 29 de janeiro de 2011
Relato do Rodrigo Zacarias...
Este sábado à tarde, na companhia do Miguel Soares, fui fazer a minha 3º Pescaria de 2011. Chegados ao pesqueiro, maré com meia vazante, e umas condições boas, embora o vento que fazia sentir forte por vezes. Levei para a estreia, a minha cana da Barros, a WEST LAB MACUA 3.00 mts. Ao 3º lançamento, com uma WEST LAB MACUA de 16,50cm, côr A40, saiu o primeiro robalo que acusou na balança 1,00Kg certinhos.

O Miguel logo a seguir, tirou um bom robalo, que lhe deu uma boa luta, que acusou na balança 2,300Kg.

Algum tempo depois, mudo de amostra e coloco uma MARIA ANGEL KISS que tinha encontrado no Verão passado na praia do Almograve, que após alguns lançamentos, me deu a maior captura da faina que acusou 1,600Kg.

Saimos deste pesqueiro e ainda fomos visitar um outro até quase ás 19 horas logo no 1º lançamento, capturo o meu 3º exemplar (não tenho foto) que acusou na balança 1,00Kg.
Foi uma grande tarde de pesca, muito bem passada....
Boas pescarias
MPSR
Grande abraço
O Miguel logo a seguir, tirou um bom robalo, que lhe deu uma boa luta, que acusou na balança 2,300Kg.
Algum tempo depois, mudo de amostra e coloco uma MARIA ANGEL KISS que tinha encontrado no Verão passado na praia do Almograve, que após alguns lançamentos, me deu a maior captura da faina que acusou 1,600Kg.
Saimos deste pesqueiro e ainda fomos visitar um outro até quase ás 19 horas logo no 1º lançamento, capturo o meu 3º exemplar (não tenho foto) que acusou na balança 1,00Kg.
Foi uma grande tarde de pesca, muito bem passada....
Boas pescarias
MPSR
Grande abraço
Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa: Comunicado
Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa:
O ponto da situação a 31/12/2010:
Fomos recebidos na Secretaria de Estado do Ambiente, no passado 22/11, com a finalidade de discutir a próxima revisão da legislação que regula a pesca lúdica em toda a costa portuguesa e, em particular, os aspectos mais restritivos que se aplicam na Costa Vicentina. As conclusões que tirámos desta reunião são as seguintes:
1. - Verificámos com agrado a disponibilidade para rever alguns aspectos da legislação num horizonte de Fevereiro de 2011, horizonte para nós aceitável; porém, notámos com desagrado que há uma tendência para ligar a alteração das portarias à aprovação do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste, uma vez que entendemos que, se houver boa vontade, a publicação das portarias alteradas é um processo bastante mais simples do que aquele. Além disso, no que respeita à portaria mais geral, verificámos com desagrado que há uma tendência – patente na exposição de um dos assessores – para se desculparem com outros ministérios, o que consideramos inaceitável; se assim é, trabalhemos então todos em conjunto e vamos mudar estas portarias que provocam tanta contestação na costa portuguesa, há mais de três anos consecutivos.
2. - Verificámos alguma abertura para alterar as cláusulas que discriminam os não residentes e os turistas, impedidos de mariscar e apanhar isco na Costa Vicentina. Verificámos também a disponibilidade para se discutirem caso a caso os instrumentos tradicionais para a apanha lúdica, nomeadamente, definindo com rigor o comprimento e largura máximos do instrumento de apanha de percebes (por exemplo, 80cmX2cm), para que seja claro, tanto para a população como para a Polícia.
3. - Para finalizar os aspectos positivos, saudamos que estejam neste momento abertos os canais de comunicação com os Ministérios do Ambiente e da Agricultura – durante a recente visita do Sr. Ministro da Agricultura ao concelho de Aljezur (Festival da Batata Doce), este mostrou bastante abertura para analisar as nossas propostas.
Em resumo, e sem prejuízo de explicações mais detalhadas que possamos fazer oralmente em próximas reuniões, são as seguintes as nossas reivindicações:
1. - Fim da proibição de pesca à noite nas áreas rochosas da Costa Vicentina – os pescadores trabalham durante o dia em Setúbal, nas minas de Neves Corvo, em Lagos ou em Portimão, ou deslocam-se de vários outros pontos do País para passarem um fim-de-semana à pesca; pescam, pois, quando têm disponibilidade, geralmente às primeiras horas da noite. Esta proibição prejudica fortemente a actividade económica de cafés, restaurantes, pensões, etc.. Há peixes, como o safio, a moreia ou a abrótea, que só de noite é possível pescar. Entendemos que a manutenção desta proibição só pode beneficiar interesses obscuros, como já é voz corrente em toda a costa portuguesa. Esta reivindicação é, para nós, de uma importância absolutamente determinante.
2. - Quantidades de marisco permitidas na apanha lúdica, adequadas ao convívio da família, nomeadamente no que respeita às espécies muito pesadas, como são os mexilhões e as ostras, ou como no caso dos percebes, em que as quantidades permitidas são ridículas. As populações do litoral português andam tristes com esta legislação. Não pedimos o impossível! Aceitamos algumas limitações!
3. - Um defeso que é só aplicado aos pescadores de cana é tudo menos um defeso! Aceitamos a existência de períodos de defeso, mas eles terão de ser aplicados por igual a todos os tipos de pesca e não apenas sobre aqueles que menos mal causam.
4. - Quando nós já aceitámos a existência de algumas zonas de reserva total na Costa Vicentina, não faz qualquer sentido a proibição da pesca à Quarta-feira, só para pescadores lúdicos!
5.- A proibição de pesca total nos portos é incorrecta e única na Europa! Uma coisa é pescar em locais onde podem ser prejudicadas as manobras dos navios, outra é em locais onde não faz diferença nenhuma, como, por exemplo, o exterior do porto da Nazaré ou toda a área que vai de Vila Franca de Xira a Cascais, com excepção, evidentemente, das áreas onde há amarrações ou guindastes. Há mesmo portos europeus, como Gandia (Valência), onde se fizeram pistas para pescadores e onde estes podem ser vistos às centenas.
6. - O fecho cada vez mais frequente de zonas da costa, com o argumento de que há falésias instáveis, como aconteceu em S. Pedro de Moel, onde foi interditada a pesca junto ao farol, é absolutamente inaceitável. Uma coisa são zonas balneares onde os rochedos podem cair sobre banhistas incautos, outra são zonas instáveis por natureza, como sempre o foram (é a própria definição de falésia); com o mesmo argumento a Suíça poderia interditar o acesso aos Alpes, onde todos os anos ocorrem centenas de acidentes, ou iríamos passear de pantufas na segurança interesseira dos centros comerciais. Ensine-se sim as pessoas, como os pescadores ensinam aos seus filhos e netos, a comportarem-se perante os imprevistos e o poder da Natureza!
7. - As leis, quaisquer que elas sejam, terão de se aplicar por igual a todos os portugueses e, por isso, exigimos o fim da discriminação que impede grande parte da Nação Portuguesa à apanha lúdica na Costa Vicentina. Que sentido faz que alguns habitantes da zona interior do Concelho de Odemira passem no Cercal do Alentejo para irem mariscar a Vila Nova de Milfontes e a população do Cercal não o possa fazer? Ou que pai e filho habitando a mesma casa e companheiros habituais da pesca, um possa ir para o mar e o outro não, só porque nasceram em concelhos diferentes? Isto acontece neste momento!
8. - O montante das multas, tanto na pesca de mar, como na de rio, é exorbitante quando comparado com o aplicado aos “criminosos” da estrada, só como exemplo. É imoral exigir a um velho reformado que apanhe um peixe sem medida, o valor de 5 ou 10 reformas! Além do mais, tal prática incentiva à corrupção e à fraude!
Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa
28/01/2011
O ponto da situação a 31/12/2010:
Fomos recebidos na Secretaria de Estado do Ambiente, no passado 22/11, com a finalidade de discutir a próxima revisão da legislação que regula a pesca lúdica em toda a costa portuguesa e, em particular, os aspectos mais restritivos que se aplicam na Costa Vicentina. As conclusões que tirámos desta reunião são as seguintes:
1. - Verificámos com agrado a disponibilidade para rever alguns aspectos da legislação num horizonte de Fevereiro de 2011, horizonte para nós aceitável; porém, notámos com desagrado que há uma tendência para ligar a alteração das portarias à aprovação do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste, uma vez que entendemos que, se houver boa vontade, a publicação das portarias alteradas é um processo bastante mais simples do que aquele. Além disso, no que respeita à portaria mais geral, verificámos com desagrado que há uma tendência – patente na exposição de um dos assessores – para se desculparem com outros ministérios, o que consideramos inaceitável; se assim é, trabalhemos então todos em conjunto e vamos mudar estas portarias que provocam tanta contestação na costa portuguesa, há mais de três anos consecutivos.
2. - Verificámos alguma abertura para alterar as cláusulas que discriminam os não residentes e os turistas, impedidos de mariscar e apanhar isco na Costa Vicentina. Verificámos também a disponibilidade para se discutirem caso a caso os instrumentos tradicionais para a apanha lúdica, nomeadamente, definindo com rigor o comprimento e largura máximos do instrumento de apanha de percebes (por exemplo, 80cmX2cm), para que seja claro, tanto para a população como para a Polícia.
3. - Para finalizar os aspectos positivos, saudamos que estejam neste momento abertos os canais de comunicação com os Ministérios do Ambiente e da Agricultura – durante a recente visita do Sr. Ministro da Agricultura ao concelho de Aljezur (Festival da Batata Doce), este mostrou bastante abertura para analisar as nossas propostas.
Em resumo, e sem prejuízo de explicações mais detalhadas que possamos fazer oralmente em próximas reuniões, são as seguintes as nossas reivindicações:
1. - Fim da proibição de pesca à noite nas áreas rochosas da Costa Vicentina – os pescadores trabalham durante o dia em Setúbal, nas minas de Neves Corvo, em Lagos ou em Portimão, ou deslocam-se de vários outros pontos do País para passarem um fim-de-semana à pesca; pescam, pois, quando têm disponibilidade, geralmente às primeiras horas da noite. Esta proibição prejudica fortemente a actividade económica de cafés, restaurantes, pensões, etc.. Há peixes, como o safio, a moreia ou a abrótea, que só de noite é possível pescar. Entendemos que a manutenção desta proibição só pode beneficiar interesses obscuros, como já é voz corrente em toda a costa portuguesa. Esta reivindicação é, para nós, de uma importância absolutamente determinante.
2. - Quantidades de marisco permitidas na apanha lúdica, adequadas ao convívio da família, nomeadamente no que respeita às espécies muito pesadas, como são os mexilhões e as ostras, ou como no caso dos percebes, em que as quantidades permitidas são ridículas. As populações do litoral português andam tristes com esta legislação. Não pedimos o impossível! Aceitamos algumas limitações!
3. - Um defeso que é só aplicado aos pescadores de cana é tudo menos um defeso! Aceitamos a existência de períodos de defeso, mas eles terão de ser aplicados por igual a todos os tipos de pesca e não apenas sobre aqueles que menos mal causam.
4. - Quando nós já aceitámos a existência de algumas zonas de reserva total na Costa Vicentina, não faz qualquer sentido a proibição da pesca à Quarta-feira, só para pescadores lúdicos!
5.- A proibição de pesca total nos portos é incorrecta e única na Europa! Uma coisa é pescar em locais onde podem ser prejudicadas as manobras dos navios, outra é em locais onde não faz diferença nenhuma, como, por exemplo, o exterior do porto da Nazaré ou toda a área que vai de Vila Franca de Xira a Cascais, com excepção, evidentemente, das áreas onde há amarrações ou guindastes. Há mesmo portos europeus, como Gandia (Valência), onde se fizeram pistas para pescadores e onde estes podem ser vistos às centenas.
6. - O fecho cada vez mais frequente de zonas da costa, com o argumento de que há falésias instáveis, como aconteceu em S. Pedro de Moel, onde foi interditada a pesca junto ao farol, é absolutamente inaceitável. Uma coisa são zonas balneares onde os rochedos podem cair sobre banhistas incautos, outra são zonas instáveis por natureza, como sempre o foram (é a própria definição de falésia); com o mesmo argumento a Suíça poderia interditar o acesso aos Alpes, onde todos os anos ocorrem centenas de acidentes, ou iríamos passear de pantufas na segurança interesseira dos centros comerciais. Ensine-se sim as pessoas, como os pescadores ensinam aos seus filhos e netos, a comportarem-se perante os imprevistos e o poder da Natureza!
7. - As leis, quaisquer que elas sejam, terão de se aplicar por igual a todos os portugueses e, por isso, exigimos o fim da discriminação que impede grande parte da Nação Portuguesa à apanha lúdica na Costa Vicentina. Que sentido faz que alguns habitantes da zona interior do Concelho de Odemira passem no Cercal do Alentejo para irem mariscar a Vila Nova de Milfontes e a população do Cercal não o possa fazer? Ou que pai e filho habitando a mesma casa e companheiros habituais da pesca, um possa ir para o mar e o outro não, só porque nasceram em concelhos diferentes? Isto acontece neste momento!
8. - O montante das multas, tanto na pesca de mar, como na de rio, é exorbitante quando comparado com o aplicado aos “criminosos” da estrada, só como exemplo. É imoral exigir a um velho reformado que apanhe um peixe sem medida, o valor de 5 ou 10 reformas! Além do mais, tal prática incentiva à corrupção e à fraude!
Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa
28/01/2011
domingo, 23 de janeiro de 2011
3 - 3
sábado, 22 de janeiro de 2011
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
sábado, 15 de janeiro de 2011
Ultima aos sargos antes da Restrição.
Sim caros amigos como diz o amigo Fernando Encanação do Blog "Oceanus Atlanticus"
" Uns chamam-lhe defeso, eu gosto mais de apelidar como uma restrição à pesca lúdica, pois o meu entendimento de defeso passa por medidas restritivas de não interacção entre o Homem e a espécie alvo, nomeadamente quando a mesma está em fase de desova como é o caso do Diplodus sargus, embora as medidas de defeso sejam praticadas para o bem da espécie, evitando desta forma parte da pressão sobre a mesma.É de salientar que a pressão continuará nesta fase, através da pesca profissional "
Por isso aqui deixo a ultima pescaria do amigo Pedro Cortes antes do começo da restrição da apanha de sargos no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Foi uma tecazita deles todos de dose menos dois que eram bem maiores.


Bons lançes
Miguel P.s. Reis
Ab
" Uns chamam-lhe defeso, eu gosto mais de apelidar como uma restrição à pesca lúdica, pois o meu entendimento de defeso passa por medidas restritivas de não interacção entre o Homem e a espécie alvo, nomeadamente quando a mesma está em fase de desova como é o caso do Diplodus sargus, embora as medidas de defeso sejam praticadas para o bem da espécie, evitando desta forma parte da pressão sobre a mesma.É de salientar que a pressão continuará nesta fase, através da pesca profissional "
Por isso aqui deixo a ultima pescaria do amigo Pedro Cortes antes do começo da restrição da apanha de sargos no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Foi uma tecazita deles todos de dose menos dois que eram bem maiores.


Bons lançes
Miguel P.s. Reis
Ab
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Consultor de Spinning - Barros & Trabucco 2011

Assim comunico o Seguinte:
Barros Trabucco Portugal
A TBF gostaria de apresentar os novos consultores na área do Spinning de Mar 2011 - Miguel Soares, 35 anos, natural de Odemira.
Consultor de Spinning - Barros & Trabucco 2011.

Barros Trabucco Portugal
A TBF gostaria de apresentar os novos consultores na área do Spinning de Mar 2011 - Rodrigo Zacarias, 30 anos, natural de Odemira
Consultor de Spinning - Barros & Trabucco 2011.


Bons Lances
Miguel Porfirio Soares dos Reis
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Autocolantes Oceano Ibérico
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Primeiro...
Ao dia 2 de 2011 foi feita a primeira investida ao oceano, as condições eram muito adversas, mar de 3 mts com sets de 3,5 mts.
O Rodrigo e eu lá andamos a ver pesqueiros, lá encontramos um que ficava abrigado do mar.
Lá fomos tentar a sorte neste novo ano, ao fim de alguns lançamentos ai estava ele um bonito labrax super combativo que acusou 2kg.
Entretanto quando acabava de desferrar o peixe, o Rodrigo assobia, tinha um também a puxar do outro lado da linha, mas atraiçoado por uma onda deixou folgar um pouco a linha, o suficiente, para que desta vez, ganhasse o labrax a batalha, foi pena ou tínhamos feito a estreia os dois.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
O Ultimo...
Com estes temporais desta ultima semana e o resto que ainda falta vir, muito dificilmente irei fazer os ultimos lançes do ano, por isso este labrax muito provavelmente foi o ultimo de 2010.
Muito prazer que me deu, pois foi capturado á superficie podendo assim ter observado o ataque que fez á sammy 115.
Grandes Capturas pra 2011.
Miguel P.S. Reis
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Robalo para a ceia de Natal
O Neptuno mascarou-se mais uma vez de Pai Natal e trouxe-me mais umas prendinhas…

Uma destas tardes, fui atirar mais uns plásticos para a iágua e a coisa correu às sete maravilhas heheh.
Foram momentos fantásticos para mais tarde recordar.
Aqui fica a foto da pescaria.

Este Natal há robalo para a ceia de Natal para toda a família.
Boas prendas
Miguel P.S. Reis

Uma destas tardes, fui atirar mais uns plásticos para a iágua e a coisa correu às sete maravilhas heheh.
Foram momentos fantásticos para mais tarde recordar.
Aqui fica a foto da pescaria.
Este Natal há robalo para a ceia de Natal para toda a família.
Boas prendas
Miguel P.S. Reis
domingo, 19 de dezembro de 2010
Oh oh oh...
O pai natal ofereceu-me mais estes 3...

Mar mansinho vento fraco de leste, foi aguardar pela hora mágica, para eles começarem a dar o ar da sua graça, capturei estes 3 que acusaram perto de 4kg na balança e ainda ferrei um outro mesmo ali ao pé dos pés que deu duas Sacudidelas e foi á sua vida, este que deveria pesar tanto como os outros 3.

Boas prendas
Miguel P.S. Reis
Mar mansinho vento fraco de leste, foi aguardar pela hora mágica, para eles começarem a dar o ar da sua graça, capturei estes 3 que acusaram perto de 4kg na balança e ainda ferrei um outro mesmo ali ao pé dos pés que deu duas Sacudidelas e foi á sua vida, este que deveria pesar tanto como os outros 3.
Boas prendas
Miguel P.S. Reis
sábado, 18 de dezembro de 2010
Santo Natal & Prospero Ano Novo
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Adrenalina a 200%
Este sábado passado tinha de ir fazer serventia ao homem que me ia montar a cabine de banheira lá a casa e sendo assim na poderia ir á pesca logo pela manhã, em principio só da parte da tarde iria á pesca, pois como ia almoçar á beira-mar meti logo o material no carro.
Mas como os trabalhos foram concluídos por volta das 11h da manhã, pensei ainda vou a tempo de matar o vício e aproveitar a baixa-mar que era por volta do meio-dia e assim foi, cheguei ao pesqueiro era 11,30h.
Comecei a fazer lance após lance, não demorou muito ferrei 1 robalote de kg, mais uns lances e nada, mudei me ligeiramente para sul do pesqueiro, faço ai uns 10 lançamentos, até que záz ferro outro robalo, o Twin power canta desalmadamente zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Vou trabalhando o peixe calmamente, até perto de mim, quando olho para ele, era um torpedo daqueles valentíssimos, peixe ai para 5 ou 6 kg, qual é o meu espanto que vejo mais 3 ou 4 robalos com metade do seu tamanho a acompanha-lo, um deles faz um ataque á amostra que está já cravada, pensei querem ver que apanho 2, entretanto já ali ao pé de mim e só á espera de uma onda para o puder encalhar, ele desperta novamente e arranca direito ao fundo, aguentei-o, quando vem novamente ao cimo reparei que já vinha mal preso, foi uma questão de segundos para se desprender, fiquei impávido e sereno a vê-lo desaparecer nas profundesas.
Não desanimei e voltei á carga, mais uns 10 lances e pimba outro do outro lado da linha a e novamente o carreto dispara o drag zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Pensei logo mais um da mesma bitola, mas não vinha preso com uma fateixa na boca e outra lateralmente junto aquelas duas barbataninhas, este com o auxílio do mar lá o meti em seco, não era tão grande como o primeiro mas pesou 2,800kg, verificado o material e amostra na água novamente, mais meia dúzia de lances e quando venho a fazer um recolhimento com toques de ponteira, vem o mar e tive de parar e movimentar-me para traz para não levar uma chuveirada, foi ai quando faço essa paragem forçada que traz, ferro outro zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz drag a cantar novamente, com a adrenalina a ferver, mantenho a calma possível lá faço as manobras de abeiramento com êxito, este acusou 2,900kg.
Verificação de material e amostra a trabalhar novamente, uma dezena de lances e zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzttt
mais um cabeçudo a lutar comigo, com a adrenalina a 200% já suava por todos os poros o braço direito já acusava fadiga, mas consegui serenamente traze-lo para terra e pô-lo junto dos outros dois, este menino acusou 3,5kg.
Enrolei o estojo e fui almoçar e relembrar e agradecer ao Neptuno, calmamente esta hora de momentos intensos e inesquecíveis.
Boas Pescarias
Miguel P.S. Reis
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Mais uma ida ao mar para molhar as amostras e aproveitar a momentânea baixa de mar.

O mar apresentava-se com aguas muito claras e abertas, mas lá encontrei um carreiro onde o mar fazia um espumeirozito.
Foi aproveitar ao máximo a cerca de uma horita que lá poderia pescar, devido á maré já estar a encher.
Lá caíram 4 robalotes e uma baila.

Atendendo ás condições versos tempo no pesqueiro, pode-se dizer que o resultado foi óptimo.
Até ao próximo lance
Miguel P.S. Reis
O mar apresentava-se com aguas muito claras e abertas, mas lá encontrei um carreiro onde o mar fazia um espumeirozito.
Foi aproveitar ao máximo a cerca de uma horita que lá poderia pescar, devido á maré já estar a encher.
Lá caíram 4 robalotes e uma baila.
Atendendo ás condições versos tempo no pesqueiro, pode-se dizer que o resultado foi óptimo.
Até ao próximo lance
Miguel P.S. Reis
domingo, 5 de dezembro de 2010

Já está online o Oceano Ibérico - Novo Fórum
Já está Online o novo Forum do OCEANO IBERICO em www.oceanoiberico.com Pede-se a todos os membros que façam os seus Pré-Registos e que possam tambem ajudar na passagem dos conteúdos mais importantes, copiando os tópicos de interesse para o novo forum.Estamos a mudar para fazer do Oceano Iberico um espaço ainda melhor...
www.oceanoiberico.com
Bons lançes
Miguel P.S. Reis
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Another one bites the bait !!!
Este bonito labrax acusou na balança 3,170kg.
Foi resultado de meia dúzia de lances antes de almoço.
Como tinha de ir almoçar perto do oceano, aproveitei e levei o material para fazer o gosto ao dedo, fui só á maré, cheguei ao oceano por volta das 10,30h, uma hora depois estava a pescar, pesquei 1 horita até ao voltar da maré e enrolei o estojo e fui ao almoço, pois já tinha a pescaria feita.
Bons lançes
Miguel Soares
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Peleja temerária !!!!
Na sempre boa companhia do Rodrigo e depois de adiada a pescaria por um dia devido às más condições meteorológicas, muito vento e mar encrespado.

Assim sendo lá fomos nós ontem de manhã, 45 minutos depois da hora marcada, fomos em direcção a uma zona onde já fomos muito felizes.
Observamos um e dois e três pesqueiros, mas o mar apresentava-se desordenado com muita força de fundo, por outro lado o vento começava a fazer-se sentir.

Apesar de tudo resolvemos então ir tentar o primeiro, mas logo chegamos á conclusão que não sendo impossível fazer qualquer captura ali era muito difícil, mesmo assim aguentamos até ao voltar da maré, pois isto da pesca por vezes tem coisas inexplicáveis, mas nada zero, tal como se previa.
Eram 8,30h botámos guia de marcha rumo a uma zona nunca dantes por nós explorada mas que sabíamos que reunia algumas condições, tais como, abrigada do vento, aguas mais profundas.
Desta vez espreitamos dois pesqueiros e optamos pelo primeiro mais uma vez, sabia-mos diante mão que a maré já enchia á cerca de hora e meia e que só lá poderíamos estar mais cerca de uma horita , lá fomos arriba abaixo para o spot escolhido.
Chegados ao local, olhei e vi logo resmas de tainhas na iágua, coisa que não gosto muito, mas por vezes andam labrax junto delas ou nas imediações. Tirei uma rapala 17 de cores berrantes seis ou sete lances e nada, pensei aqui tem de ser uma mais afundante, olho para as Marias angel kiss, mas optei por uma lucky craft flash minnow 130, pensei cá para os meus botões, vais tu que és a mais afundante que aqui tenho, tens um tom da cor da agua e com contraste Orange belly que te fiz, grade por grade pode ser que mate o borrego e facture com uma flash minnow 130, coisa que nunca aconteceu.
Entretanto o Rodrigo diz me que sentiu um toque, faço mais meia dúzia de lançamentos, até que sinto um forte esticão do outro lado da linha… começa a luta desenfreada, o peixe vem subitamente á superfície sacudir a cabeça energicamente a ver se libertava da amostra, baixo de imediato a cana o mais que pude, pois estava a pescar a cerca de 3 metros de altura, para ele afundar o que acabou por acontecer é ai que ele vem em direcção a mim ou seja á pedra, tento aguenta-lo e posteriormente mete-lo á superfície, assim que isso aconteceu o peixe viu-me e saiu disparado mar adentro, com calma lá o parei e tentando com que viesse á superfície novamente mas ainda longe para que pudesse contornar a pedra para o puder encalhar, mas o peixe teimoso e com a ajuda do mar encostou novamente á pedra, até que prendeu digo ao Rodrigo está tudo lixado, este já era, mas com jeitinho e alguma sorte lá o consegui remover dali e contornar a pedra, mas ainda na tinha acabado a peleja, varias tentativas para o encalhar, mas o mar teimava em tira-lo novamente uma delas deixando o fio preso á pedra, mais uma vez com sorte minha mas com alguma agilidade, num ápice agarro no fio e solto-o antes quo peixe ficasse pendurado e o fio entrasse em ruptura, chamo o Rodrigo para ver se nada falhava na próxima tentativa, o que veio a acontecer, com a ajuda do mar ponho o peixe quase ao colo do Rodrigo que o agarrou e troce para local seguro, limpei o suor da testa e agradeci ao Rei Neptuno por me ter proporcionado mais uma captura registável e momentos inolvidáveis.
O peixe um macho super robusto que acusou na balança 4,01kg como podem ver nas fotos, onde se observa também que não possui praticamente metade da barbatana traseira.



Bons lances
Miguel P.S. Reis
Assim sendo lá fomos nós ontem de manhã, 45 minutos depois da hora marcada, fomos em direcção a uma zona onde já fomos muito felizes.
Observamos um e dois e três pesqueiros, mas o mar apresentava-se desordenado com muita força de fundo, por outro lado o vento começava a fazer-se sentir.

Apesar de tudo resolvemos então ir tentar o primeiro, mas logo chegamos á conclusão que não sendo impossível fazer qualquer captura ali era muito difícil, mesmo assim aguentamos até ao voltar da maré, pois isto da pesca por vezes tem coisas inexplicáveis, mas nada zero, tal como se previa.
Eram 8,30h botámos guia de marcha rumo a uma zona nunca dantes por nós explorada mas que sabíamos que reunia algumas condições, tais como, abrigada do vento, aguas mais profundas.
Desta vez espreitamos dois pesqueiros e optamos pelo primeiro mais uma vez, sabia-mos diante mão que a maré já enchia á cerca de hora e meia e que só lá poderíamos estar mais cerca de uma horita , lá fomos arriba abaixo para o spot escolhido.
Chegados ao local, olhei e vi logo resmas de tainhas na iágua, coisa que não gosto muito, mas por vezes andam labrax junto delas ou nas imediações. Tirei uma rapala 17 de cores berrantes seis ou sete lances e nada, pensei aqui tem de ser uma mais afundante, olho para as Marias angel kiss, mas optei por uma lucky craft flash minnow 130, pensei cá para os meus botões, vais tu que és a mais afundante que aqui tenho, tens um tom da cor da agua e com contraste Orange belly que te fiz, grade por grade pode ser que mate o borrego e facture com uma flash minnow 130, coisa que nunca aconteceu.
Entretanto o Rodrigo diz me que sentiu um toque, faço mais meia dúzia de lançamentos, até que sinto um forte esticão do outro lado da linha… começa a luta desenfreada, o peixe vem subitamente á superfície sacudir a cabeça energicamente a ver se libertava da amostra, baixo de imediato a cana o mais que pude, pois estava a pescar a cerca de 3 metros de altura, para ele afundar o que acabou por acontecer é ai que ele vem em direcção a mim ou seja á pedra, tento aguenta-lo e posteriormente mete-lo á superfície, assim que isso aconteceu o peixe viu-me e saiu disparado mar adentro, com calma lá o parei e tentando com que viesse á superfície novamente mas ainda longe para que pudesse contornar a pedra para o puder encalhar, mas o peixe teimoso e com a ajuda do mar encostou novamente á pedra, até que prendeu digo ao Rodrigo está tudo lixado, este já era, mas com jeitinho e alguma sorte lá o consegui remover dali e contornar a pedra, mas ainda na tinha acabado a peleja, varias tentativas para o encalhar, mas o mar teimava em tira-lo novamente uma delas deixando o fio preso á pedra, mais uma vez com sorte minha mas com alguma agilidade, num ápice agarro no fio e solto-o antes quo peixe ficasse pendurado e o fio entrasse em ruptura, chamo o Rodrigo para ver se nada falhava na próxima tentativa, o que veio a acontecer, com a ajuda do mar ponho o peixe quase ao colo do Rodrigo que o agarrou e troce para local seguro, limpei o suor da testa e agradeci ao Rei Neptuno por me ter proporcionado mais uma captura registável e momentos inolvidáveis.
O peixe um macho super robusto que acusou na balança 4,01kg como podem ver nas fotos, onde se observa também que não possui praticamente metade da barbatana traseira.
Bons lances
Miguel P.S. Reis
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Na cena das bailas.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Ilhada á Sporting… fraquinha.. fraquinha…fraquinha!!!

Este fim de semana fui na companhia do Rodrigo fazer uma pesca ilhada aos sargos, mas como elucida o titulo a coisa na correu muito bem, muito vento, mar manso mas quando vinha o set, varia o levadiço, o que se consegui foi uma mão cheia de peixe para mim e meia dúzia para o Rodrigo.
Bons lances
Miguel P.S. Reis
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Na sequência da sequência...
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Sequência...
Subscrever:
Mensagens (Atom)



